Produção Digital
3
2016-2017
01007703
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se dos alunos que tenham frequentado as unidades curriculares de Multimédia, Comunicação Multimédia e Tipografia em Meios Digitais, ou que tenham adquirido competências genéricas equiparáveis àquelas desenvolvidas nestas disciplinas.
Métodos de Ensino
Aulas Teorico-práticas (TP) e aulas Práticas (P). Exposições nas TPs, acompanhamento do projeto nas Ps.
Resultados de Aprendizagem
Produção Digital pretende dar ao aluno os conhecimentos técnicos e a experiência para melhor escolher os meios e processos com os quais trabalhará na criação de produtos digitais multimédia nas áreas de vídeo, áudio, imagens, conteúdos interactivos e Internet.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Produção Digital;
2. Aprender a Ver – Luz, sombra, cor, brilho e contraste;
3. A Imagem Digital – Estrutura e atributos da imagem digital;
4. Manipulação da Imagem Digital – Manipulação cromática e espacial e transformações geométricas;
5. Composição Digital – Criação e manipulação de filtros, extração e uso de mattes;
6. Literacia do Movimento – Considerações espaciais e temporais, coordenação do movimento e manipulações temporais;
7. Imagens, Vídeo e Tipografia – A criação de valor imagético nos novos média. Considerações visuais, videográficas e tipográficas;
8. Animação – Stop motion, animação digital bi- e tri-dimensional e animação generativa;
9. Interfaces de Produção e Composição Digital;
10. Composição Sequencial – Continuidade espacial, gráfica, temporal e narrativa, edição e montagem de vídeo;
11. Pós-Produção para Televisão;
12. Pós-Produção para a Web.
Docente(s) responsável(eis)
Bruna Raquel Santos Sousa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua: 20.0%
Exame: 30.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Murray, Janet H. — Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press, 2012
Brinkmann, Ron — The Art and Science of Digital Compositing, 2nd Ed. Morgan Kauffmann, 2008
Heller, Steven — Becoming a Digital Designer: A Guide to Careers in Web, Video, Broadcast, Game and Animation Design. Wiley, 2007
Krasner, Jon – Motion graphic design, applied history and aesthetics. Focal Press, 2008
Wright, Steve — Composing visual effects: essentials for the aspiring artist. Focal Press, 2008
Musburger, Robert B. — Introduction to media production: the path to digital media production. Focal Press, 2009
Curtis, Hillman — Hillman Curtis on Creating Short Films for the Web. New Riders, 2006
Block, Bruce — The Visual Story, Second Edition: Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media. Focal Press, 2007