Design III
3
2016-2017
01007687
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
- Competência em investigar
- Competência em trabalho em grupo
- Criatividade
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos
- Competência em planear e gerir
- Competência em comunicação oral e escrita
- Conhecimentos de informática relativas ao âmbito de estudo
- Competência em raciocínio crítico
- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área.- Preocupação com a qualidade
- Competencia em Tipografia Digital e Impressa
Métodos de Ensino
- Aulas teórico-práticas apoiadas por aulas de exposição de casos;
- Aulas de exercícios de carácter prático com avaliaçção contínua;
- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.
(não existirá diferenciação entre aulas teórico práticas e aulas laboratoriais)
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular introduz e desenvolve novos conhecimentos na prática do projeto editorial. Com maior ênfase em casos de estudo contemporâneos de problemáticas associadas a suportes de leitura, design editorial e transitoriedade entre suportes digitais e impressos de informação. Irão ser abordados como conteúdo predominante aspectos sócio-críticos da prática do design e as questões basilares da ecologia dos media e da sustentabilidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Sociedade e especificidade dos programas de design.
2. O design Pós-digital. A progressão dos artefactos digitais relativamente aos suportes tradicionais.
3. Introdução e compreensão dos principais conceitos do Eco Design, Design Inclusivo, Design Viral e Crowdsourcing.
4. Outros modelos de design como o co-design, design participativo, design iterativo.
5. Design e Pesquisa: métodos de investigação científica (Entrevistas, Ensaios, Bases de dados, análise comparativa, sondas culturais)
6. Design Editorial: integração de conceitos de design editorial no tratamento e processamento dos projetos.
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Sucena Silveira Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
MANOVICH, Lev. “The Language of New Media” 2000, Ed. MIT Press.
DRUCKER, Johanna. “The Virtual Codex From Page Space to E-Space” URL: http://www.philobiblon.com/drucker/
ELI, Michael Ben. “Sustainability The Five Core Principles, a new framework” New York, 2006. URL: http://www.bfi.org/design-science/definitions-and-resources/five-core-principles
GATTER, Mark. Getting it right in print. Lawrence King, 2006.
MACLUHAN, Marshall. "The Laws of the Media. Macluhan Unbound". Ginko Press. 2005
PAPANEK, Victor. Design for The Real World. 1973, Bantam Books.
THACKARA, John. In the Bubble - Designing in a Complex World. 2005, MIT Press.