Design III

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007687
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

- Competência em investigar

- Competência em trabalho em grupo

- Criatividade

- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos

- Competência em planear e gerir

- Competência em comunicação oral e escrita

- Conhecimentos de informática relativas ao âmbito de estudo

- Competência em raciocínio crítico

- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área.- Preocupação com a qualidade

- Competencia em Tipografia Digital e Impressa

Métodos de Ensino

- Aulas teórico-práticas apoiadas por aulas de exposição de casos;

- Aulas de exercícios de carácter prático com avaliaçção contínua;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

(não existirá diferenciação entre aulas teórico práticas e aulas laboratoriais)

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular introduz e desenvolve novos conhecimentos na prática do projeto editorial. Com maior ênfase em casos de estudo contemporâneos de problemáticas associadas a suportes de leitura, design editorial e transitoriedade entre suportes digitais e impressos de informação. Irão ser abordados como conteúdo predominante aspectos sócio-críticos da prática do design e as questões basilares da ecologia dos media e da sustentabilidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Sociedade e especificidade dos programas de design.

2. O design Pós-digital. A progressão dos artefactos digitais relativamente aos suportes tradicionais.

3. Introdução e compreensão dos principais conceitos do Eco Design, Design Inclusivo, Design Viral e Crowdsourcing.

4. Outros modelos de design como o co-design, design participativo, design iterativo.

5. Design e Pesquisa: métodos de investigação científica (Entrevistas, Ensaios, Bases de dados, análise comparativa, sondas culturais)

6. Design Editorial: integração de conceitos de design editorial no tratamento e processamento dos projetos.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Sucena Silveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

MANOVICH, Lev. “The Language of New Media” 2000, Ed. MIT Press.

DRUCKER, Johanna. “The Virtual Codex From Page Space to E-Space” URL: http://www.philobiblon.com/drucker/

ELI, Michael Ben. “Sustainability The Five Core Principles, a new framework” New York, 2006. URL: http://www.bfi.org/design-science/definitions-and-resources/five-core-principles

GATTER, Mark. Getting it right in print. Lawrence King, 2006.

MACLUHAN, Marshall. "The Laws of the Media. Macluhan Unbound". Ginko Press. 2005

PAPANEK, Victor. Design for The Real World. 1973, Bantam Books.

THACKARA, John. In the Bubble - Designing in a Complex World. 2005, MIT Press.