Design II

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007659
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Familizarizado com os elementos básicos da comunicação visual, com a tipografia e com os princípios design do design.     

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:

- Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;

- Aulas de exercícios de carácter prático;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

 

Aulas de apresentação e discussão de projectos de design de referência na literatura especializada. Desenvolvimento de trabalhos práticos vocacionados para a resolução de problemas reais em contexto simulado. Apresentação dos projectos e discussão com os colegas. Estudo e avaliação

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular desenvolve o conhecimento das práticas e dos métodos do design com enfase nos meios digitais. Valoriza-se a resolução de problemas de design apoiada no conhecimento dos diferentes meios e plataformas de produção e de publicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Procedimentos metodológicos, técnicos e de linguagem do projecto em meios digitais

2. Projecto multimédia: especialização e interdisciplinaridade

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (assiduidade e pontualidade; participação nas aulas e empenho; formulação de perguntas pertinentes; espírito crítico e capacidade de raciocínio; evolução ao longo do semestre).: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

How to be a Graphic Designer Without Losing Your Soul

Adrian Saughnessy

Lawrence King Publishing, London, 2010

 

Data Flow – Visualizing Information in Graphic Design

Edited by Robert Klanten, Sven Ehmann, Nicolas Bourquin, Thibaud Tissot

Die Gestalten Verlag, Berlin, 2008

 

Data Flow 2 – Visualizing Information in Graphic Design

Edited by Robert Klanten, Sven Ehmann, Nicolas Bourquin, Thibaud Tissot

Die Gestalten Verlag, Berlin, 2010

 

Information is Beautiful

David McCandless

Collins, London, 2009