Tipografia em Meios Digitais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01007769
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Tipografia, Teoria do Design e Comunicação.

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de: • Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos, fomentando a participação ativa dos estudantes; • Aulas de apresentação e discussão de projectos tipográficos de referência, assim como de literatura especializada; • Aulas de desenvolvimento de exercícios de carácter prático vocacionadas para a resolução de problemas;
 • Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício; • Apresentação, avaliação e discussão coletiva dos exercícios práticos desenvolvidos como momento de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular explora a relação entre a tipografia e os meios digitais, introduzindo na tipografia os factores tempo e interatividade. Para além da legibilidade, sua natureza utilitária e pragmática, nesta unidade curricular a tipografia é explorada simultaneamente como texto, como forma e como expressão. Neste âmbito, espera-se que os estudantes: • Compreendam a relação entre a tipografia e os meios digitais, explorando o tempo, o movimento, a velocidade, a transição e a interatividade; • Compreendam e explorem o diálogo entre a tipografia e outros elementos multimédia, nomeadamente conteúdos visuais e sonoros; • Compreendam as potencialidades da relação entre tipografia e a computação, na exploração de diversos meios e suportes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Movimentos modernos que quebraram as convenções tipográficas ao longo do século XX.

2. A revolução digital e a desmaterialização do caracter tipográfico.

3. Noções de tipografia expressiva através da incorporação de fundamentos básicos de Design aplicados à tipografia;

4. Noções de tipografia digital para ecrã e sua aproximação ao multimédia – forma e conteúdo da tipografia em suportes digitais.

5. Tipografia e tempo – animação, movimento e transição de caracteres tipográficos.

6. Tipografia e interatividade – interatividade de caracteres tipográficos na web.

7. Diálogo da tipografia digital com outros conteúdos visuais (imagens estáticas e em movimento) e sonoros (sons e música).

 8. Tipografia cinética – a presença de tipografia em produtos culturais audiovisuais (genéricos cinematográficos, videoclips musicais, instalações, anúncios publicitários, separadores de televisão, entre outros).

9. Projectos experimentais tipográficos contemporâneos.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Hillner, Matthias (2009). Virtual Typography. Ava.

 Lupton, Ellen (ed.) (2014). Type on Screen. New York, Princeton Architectural Press.

Lupton, Ellen (2006). Pensar com Tipos. Cosac Naify.

Jury, D. (2006). What is Typography. RotoVision.

Fawcett-Tang, Roger (2007). New Typographic Design. Laurence King.

R. Klanten, R. e Hellige, Hendrick (2008). Playful Type: Ephemeral Lettering and Illustrative Fonts. Die Gestalten Verlag.

Begleiter, Marcie (2001). From Word to Image. Michael Wises Productions.