Design I

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007613
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Familizarizado com os elementos básicos da comunicação visual, com a tipografia e com os princípios design do design.

Métodos de Ensino

- Aulas teórico-práticas apoiadas por exposição de casos;

- Realização de exercícios de carácter prático;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício;

- Apresentação e discussão de projectos de design de referência na literatura especializada;

- Desenvolvimento de trabalhos práticos vocacionados para a resolução de problemas reais em contexto simulado;

- Apresentação dos projectos e discussão com os colegas.

Resultados de Aprendizagem

- Integração dos conhecimentos de desenho, composição e tipografia já adquiridos;

- Fomentar a capacidade de desenvolvimento de projetos de grau de dificuldade médio;

- Desenvolver competências de investigação;

- Fomentar o trabalho em equipa e a criatividade individual e o raciocínio crítico;

- Desenvolver a capacidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos leccionados;

- Aprender a planear e gerir;

- Desenvolver a comunicação oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

- Iniciação aos procedimentos metodológicos, técnicos e de linguagem do projecto de design;

- Planeamento do projecto de design;

- O texto e a imagem;

- Hierarquia visual;

- Suportes e veículos de publicação;

- Simulação da prática em contexto de sala de aula, com foco no desenho  o cartaz, webdesign e no desenvolvimento de signos pictórico;

- Investigação e exposição de diferentes linguagens gráficas. 

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Aulas: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

BRUINSMA, M. (2003). Sites de création — Innover sur le web. 1ére edition. Thames & Hudson: Paris. ISBN 2-87811-227;

 FRASCARA, J. (2004). Communication Design: Principles, Methods, and Practice. Allworth Press: New York. ISBN 978-1581153651;

LUPTON, E. (2010). Thinking with type — A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. Princeton Architectural Press: New York. ISBN 978-1568989693;

PELTA, R. (2004). Diseñar hoy: Temas contemporaneos de diseño grafico. Paidos Iberica: Barcelona . ISBN 978-8449315336.

 

Referências online:

 

- http://www.thinkingwithtype.com/

As restantes referências bibliográficas serão fornecidas de acordo com os projectos a desenvolver.