Design e Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007602
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Competências principais:

- Competência em análise e síntese

- Competência em comunicação oral e escrita

- Competência em raciocínio crítico

- Criatividade

- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos

 

 2. Competências secundárias:

- Competência para resolver problemas

- Competência em trabalho em grupo

- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área

- Preocupação com a qualidade

- Competência em investigar

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:

- Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;

- Aulas de exercícios de carácter prático;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular o design é entendido como produtor de imagens que representam o mundo que nos rodeia. Explorando as suas capacidades de pensar, escrever, desenhar, falar e projectar, os estudantes adquirem os instrumentos para resolver e comunicar soluções para problemas de comunicação visual.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O processo do design        

2. Estrutura visual das mensagens verbais            

3. O papel das imagens na comunicação               

4. Interpretação do texto e da imagem   

5. Avaliação e comunicação do projecto de design               

6. Prática profissional: contextos e organização

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (assiduidade e pontualidade; participação nas aulas e empenho; formulação de perguntas pertinentes; espírito crítico e capacidade de raciocínio; evolução ao longo do semestre): 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Allen, Brooke (2007). This Mean This, This Means That – A User's Guide to Semiotics. London, Laurence King Publishing.

Lupton, Ellen & Phillips, Jennifer Cole (2009). Novos Fundamentos do Design. São Paulo, Cosac Naify.

Vossoughian, Nader (2011). Otto Neurath – The Language of the Global Polis. Rotterdam, NAi Publishers.

Annink, Ed (2010). Gerd Arntz – Graphic Designer. Rotterdam, 010 Publishers.

Kramper, Martin et al (2007). The World of Signs – Communication by Pictographs. Ludwigsburg, AVEdition.

Kuwayama, Yasaburo (1989). Trademarks & Symbols of the World – Volume Three – Pictogram & Sign Design. Tokyo, Kashiwashobo.

Shaughnessy, Adrian (2005). How to Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul. London, Laurence King Publishing.

Shaughnessy, Adrian (2009). Graphic Design – A users guide. London, Laurence King Publishing.

Heller, Steven & Vienne, Veronique (2003). Citizen Designer: Perspectives on Design Responsability. Allworth Press

Klein, Naomi (1999). No Logo. Flamingo.