Design e Comunicação
1
2016-2017
01007602
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
1. Competências principais:
- Competência em análise e síntese
- Competência em comunicação oral e escrita
- Competência em raciocínio crítico
- Criatividade
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos
2. Competências secundárias:
- Competência para resolver problemas
- Competência em trabalho em grupo
- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área
- Preocupação com a qualidade
- Competência em investigar
Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:
- Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;
- Aulas de exercícios de carácter prático;
- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular o design é entendido como produtor de imagens que representam o mundo que nos rodeia. Explorando as suas capacidades de pensar, escrever, desenhar, falar e projectar, os estudantes adquirem os instrumentos para resolver e comunicar soluções para problemas de comunicação visual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O processo do design
2. Estrutura visual das mensagens verbais
3. O papel das imagens na comunicação
4. Interpretação do texto e da imagem
5. Avaliação e comunicação do projecto de design
6. Prática profissional: contextos e organização
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (assiduidade e pontualidade; participação nas aulas e empenho; formulação de perguntas pertinentes; espírito crítico e capacidade de raciocínio; evolução ao longo do semestre): 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Allen, Brooke (2007). This Mean This, This Means That – A User's Guide to Semiotics. London, Laurence King Publishing.
Lupton, Ellen & Phillips, Jennifer Cole (2009). Novos Fundamentos do Design. São Paulo, Cosac Naify.
Vossoughian, Nader (2011). Otto Neurath – The Language of the Global Polis. Rotterdam, NAi Publishers.
Annink, Ed (2010). Gerd Arntz – Graphic Designer. Rotterdam, 010 Publishers.
Kramper, Martin et al (2007). The World of Signs – Communication by Pictographs. Ludwigsburg, AVEdition.
Kuwayama, Yasaburo (1989). Trademarks & Symbols of the World – Volume Three – Pictogram & Sign Design. Tokyo, Kashiwashobo.
Shaughnessy, Adrian (2005). How to Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul. London, Laurence King Publishing.
Shaughnessy, Adrian (2009). Graphic Design – A users guide. London, Laurence King Publishing.
Heller, Steven & Vienne, Veronique (2003). Citizen Designer: Perspectives on Design Responsability. Allworth Press
Klein, Naomi (1999). No Logo. Flamingo.