Culturas Visuais

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
02010244
Área Científica
Sociologia e outros estudos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Construção de um ensaio de síntese. 20 pp., ½ espaços, 3 cm de margens, com uma componente visual e respeitando a norma de citação bibliográfica Harvard. O ensaio terá de ter um sumário /abstract inicial e um conjunto de 5 palavras chave. Deverá ainda incluir uma reflexão sobre a adequação entre a hipótese de trabalho levantada e os métodos em uso.

O trabalho deverá ser feito em grupos compostos, no máximo, por 3 alunos. Os trabalhos serão discutidos em sessões a agendar com o Professor.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:

(1) Adquirir todo um conjunto de instrumentos metodológicos úteis destinados à investigação de imagens e seus contextos;

(2) Adquirir competências que lhe permitam dominar os conhecimentos em torno da visualidade e sobre a ubiquidade da visualidade nas culturas contemporâneas.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa de Culturas Visuais procura fornecer aos alunos todo um conjunto de instrumentos metodológicos úteis destinados à investigação de imagens e seus contextos.

Produção, composição e efeitos sociais, apropriações e consumo serão os domínios de investigação circunscritos metodologicamente. Para tal, procurar-se-á seguir de perto o trabalho desenvolvido por Gillian Rose em Visual Methodologies: An Introduction to Researching With Visual Methodologies (2001), que se afigura um magnífico exemplo de sistematização metodológica.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Fernando Gomes da Silva Quintais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

Berger, J. (1972), Ways of Seeing, 1ª edição, Londres, Penguin.

Levell, N. (2001), «The Poetics and Prosaics of Making Exhibitions: a Personal Reflection on The Centenary Gallery», Antropologia Portuguesa, 18, pp. 151-194.

MacDonald, S. (ed.) (1998) The Politics of Display: Museums, Science, Culture, 1ª edição, Londres e Nova Iorque, Routledge.

Mitchell, W.J.T. (2002), «Showing Seeing: a Critique of Visual Culture», Journal of Visual Culture, 1 (2), 165-182

Rose, G. (2001), Visual Methodologies: An Introduction to Researching With Visual Methodologies, 1ª edição, Londres, Sage.