Oficina de Design II
1
2016-2017
02010200
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Presencial
Semestral
12.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Frequência da disciplina Oficina de Design I (ODI) e domínio das bases lecionadas na mesma, ao nível da metodologia de processo, sistemas e programas, projecto impresso e digital , design generativo e participativo e imagem de identidade visual.
Métodos de Ensino
- Leitura e análise de textos;
- Visionamento e análise de filmes;
- Visitas de estudo;
- Discussão crítica;
- Supervisão dos trabalhos com apresentação oral;
- Análise e acompanhamento de trabalhos elaborados;
- Apresentações de casos de estudo no design com recurso a suportes digitais;
- Orientação prática em formato semelhante ao da prática profissional;
- Orientação teórica como suporte à prática e adaptada a cada projecto.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender os aspetos essenciais do projeto de design (metodologias, processos, abordagens gráficas);
- Desenvolver um leque de referências pessoais centradas em conteúdos visuais e semânticos que respondam aos pressupostos do design de comunicação;
- Ser capaz de realizar com qualidade projetos de desenho de exposição;
- Pesquisar historicamente ocorrências relevantes relacionadas com a área do tema proposto;
- Analisar, integrar e criticar o design de comunicação contemporâneo, com base em casos de estudo;
- Desenvolver ferramentas de apreciação crítica e debate ao longo da realização do projeto.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Desenvolvimento de conceitos e de projeto em design;
- Organização e estruturação de conteúdos diversos como parte integrante do projeto;
- Conceptualização e realização de projetos de design de exposição;
- A linguagem dos meios e aplicação dos princípios de design;
- Modos de produção e publicação.
Docente(s) responsável(eis)
Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo Alves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Aulas: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
A.A.V.V. Sena da Silva. Fundação Calouste Gulbenkian. 2009
A.A.V.V. Sebastião Rodrigues Designer. Fundação Calouste Gulbenkian. 1995
Bohnacker, H., Groß, B., Laub, J., Lazzeroni, C. (ed.). (2010). Generative Gestaltung: Entwerfen, Programmieren, Visualisieren mit Processing. Verlag Hermann Schmidt Mainz.
Perec, G. (1974). Espèces d'espaces. Paris: Galilée.
Perec, G. (1997). Species of Spaces and Other Pieces (J. Sturrock, Trans.). London: Penguin.
Reas, C., McWilliams, C., (2010). LUST — Form+Code in Design, Art, and Architecture. Princeton Architectural Press.
REFERÊNCIAS ONLINE:
- (http://abandonedart.org/)
- (http://www.designobserver.com/)
- http://www.flight404.com/blog/
- (http://formandcode.com/)
- (http://www.generative-gestaltung.de/)
- (http://postspectacular.com/)
- http://zenbullets.com/blog/