Redes Sociais e de Valor

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
02010155
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas T: exposição de conceitos e modelos. São usados slides contendo tópicos chave, diagramas, imagens, ou vídeos. São apresentados exemplos simples para ilustração dos assuntos.

Aulas S: estudos de caso são explorados pelos estudantes para aprofundamento de casos reais. Contém uma componente de estudo e apresentação e discussão com os colegas.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir Redes Sociais e de Valor, o estudante terá adquirido saberes e competências para analisar, especificar, conceber e gerir produtos e serviços on-line baseados nos conceitos de rede social e rede de valor. Em particular, conhecerá as teorias e modelos em que assentam estas redes e terá adquirido competências para as explorar em situações concretas, como as da governancia em rede, do negócio electrónico, da produção multimédia de nova geração e das formas emergentes de lazer.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As teorias das redes sociais e das redes de valor e sua relação com os modelos de negócio..

2. Teorias dos pequenos mundos e da indexação e pesquisa distribuídas de informação. Factores sociais, comunidades, colaboração e sua sustentabilidade. Dinâmicas das redes.

3. Tecnologias de base das redes sociais: blogs, wikis e mecanismos sociais emergentes.

4. Casos de estudo: governancia em rede, do negócio electrónico, da produção multimédia de nova geração e das formas emergentes de lazer.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Variados artigos científicos sobre os tópicos constituintes da disciplina | assorted scientific papers about the various topics of the syllabus