Modelação e Animação
1
2016-2017
02010101
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Edição de imagem, edição de video
Métodos de Ensino
Ao longo do semestre serão introduzidos temas, técnicas e ferramentas a partir dos quais serão propostos 3 exercícios relacionados com modelação, animação e pós-produção.
O acompanhamento dos projectos e os 3 trabalhos realizados serão os elementos de avaliação.
Esta disciplina é de avaliação contínua, não existindo exame.
Resultados de Aprendizagem
Com o módulo de Modelação e Animação pretende-se o desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de objectos e personagens, na composição de cena e na animação tendo como alvo a produção de imagens ou sequências para media convencionais, digitais ou cinema.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Conceitos e ferramentas básicos
- Ponto, aresta e polígono. selecção
- NURBS, funções, deformadores
- Câmara, iluminação, materiais
- Técnicas de modelação
- Timeline, keyframe, f-curve
- Técnicas de animação
- Partículas
- Armação e articulação de esqueletos
- Simulações dinamicas, colisão, tecido, cabelo
- Motion graphics.
Docente(s) responsável(eis)
Adriana de Almeida Portela Viana de Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
3 projectos ao longo do semestre (30%, 30%, 40%) : 100.0%
Bibliografia
-Beane,Andy;3D Animation Essentials,John Wiley & Sons,Indianapolis.
-Chopine,Ami;3D Art Essentials:The Fundamentals of 3D Modeling,Texturing,and Animation,Focal Press.
-Vaughan,William;Digital Modeling,New Riders,Berkeley.
-Diversos livros referentes ao software utilizado