Segurança ao Incêndio em Instalações Industriais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02009913
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Dinâmica do Fogo; Análise do Risco de Incêndio.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas

A metodologia das aulas teóricas consiste em primeiro lugar motivar o aluno para o estudo das matérias a apresentar e em segundo lugar apresentar as matérias de uma forma inteligível para o aluno. A apresentação da aula é feita recorrendo a meios audiovisuais em formato digital como a projecção de imagens e filmes.

Aulas Teórico-Práticas

A metodologia das aulas teórico-práticas consiste na resolução de problemas teórico-práticos cuidadosamente escolhidos para permitir após a sua resolução chegar a uma conclusão interessante e tão geral quanto possível.

Visitas de Estudo

Para consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas e para os alunos comprovarem a sua aplicação prática é realizada uma visita a uma unidade industrial e ao Laboratório de Energética e Detónica.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos os principais conceitos sobre como caraterizar os principais materiais energéticos usados na indústria e os potenciais cenários que podem conduzir a incêndios ou explosões; fazê-los compreender os fenómenos físico-químicos associados às explosões de gases e de poeiras e apreenderem a quantificar os efeitos de explosões em estruturas e pessoas, bem como saber aplicar métodos de avaliação de riscos de incêndios e explosões em processos industriais e aplicar regulamentação específica para prevenir a formação de atmosferas explosivas.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Conceitos gerais sobre a química e física da combustão e explosão.
  2. Natureza dos acidentes em processos industriais: causas mais frequentes, perdas associadas, fases do desenvolvimento dos acidentes, casos históricos.
  3. Caracterização de materiais energéticos mais comuns.
  4. Processos físico-químicos associados a acidentes industriais: derrame de líquido, fuga de vapor, vaporização de líquidos.
  5. Incêndios e explosões: fontes de ignição, condições de explosividade e parâmetros característicos, factores ambientais que influenciam as características da explosão, regimes de explosão e efeitos.
  6. Explosão de gases e vapores de líquidos: limites de inflamabilidade de misturas e vapores inflamáveis, factores que influenciam a inflamabilidade de gases, factores que influenciam o regime e a violência da explosão, avaliação dos efeitos.
  7. Explosão de poeiras: mecanismos das explosões de poeiras e nevoeiros, factores que influenciam o risco de explosão de poeiras, características das explosões.
  8. Prevenção contra incêndios e explosões: papel do pessoal e responsabilidade, medidas de prevenção. Regulamentação e normas sobre ATEX.

Métodos de Avaliação

Contínua
Relatórios de resolução de problemas: 20.0%
Relatório de trabalho de investigação sobre casos industriais com cenários potenciais de explosão: 30.0%
Frequência ou Exame: 50.0%

Bibliografia

1. Daniel A. Crowl, Joseph Louvar, 2002. Chemical Process Safety: Fundamentals with Appl.; 2nd Ed., Prentice Hall Int. Series, ISBN 0130181765.

2. Baker W. E., Cox, P. A., Westine, P. S., Kulesz, J. J., Strehlow, R. A., 1983. Explosion hazards and evaluation; Elsevier Science Publ. Company, ISBN 0-444-42094-0.

3. Frank T. Bodurtha, 1980. Industrial Explosion Prevention and Protection; Mc Graw-Hill Book Company, ISBN 0070063591.

4. John D. DeHaaan, 2002. Kirk’s Fire Invest.; 5th Edition, Prentice Hall, ISBN 0-13-060458-5

5. Michael L. Donahue, 2002. Safety and Health Guidelines for Fire and Explosion Investigators; Fire Protection Pub., ISBN 087939207X.

6. ISHST, 2006. Segurança e saúde dos trabalhadores expostos a atmosferas explosivas: Guia de Boas Práticas; ISHST, ISBN 989-8076-00-3

7. Heinrich Groh, 2004. Explosion Protection; Elsevier Butterworth-Heinemann, ISBN 0750647779.

8. Roy E. Sanders, 1999. Chemical Process Safety: Learning from Case Histories; Butterworth Heinemann, ISBN 0750670223.