Projecto e Regulamentação de Segurança ao Incêndio

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02009902
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas, Instalações e Equipamentos de Segurança ao Incêndio e Evacuação de Edifícios e Organização da Gestão da Segurança do programa do Mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos.

Métodos de Ensino

A primeira metade das aulas é dedicada à explicação do conteúdo da Regulamentação de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (DL 220 e Portaria 1532 de 2008), ilustrado com pequenos exemplos práticos que suscitem a intervenção do aluno. Estas aulas serão ministradas com base em apresentações e bibliografia de base (regulamentos e normas incluídas).

No fim de cada um dos temas estruturantes do regulamento será feita uma síntese da matéria ministrada e sua aplicação ao projecto para que o aluno reflicta e amadureça os conceitos transmitidos. A aplicação dos aspectos regulamentares incide sobre a concepção e dimensionamento dos diferentes sistemas de segurança contra incêndio.

A restante metade das aulas é dedicada à elaboração de um projecto de segurança ao incêndio, principalmente da 3ª ou 4ª categoria de risco, por aplicação exclusiva da regulamentação.

Resultados de Aprendizagem

O projecto / estudo de segurança ao incêndio em edifícios está já consagrado, desde há algum tempo, na legislação nacional. Nas situações correntes os projectistas têm de elaborar os seus estudos de segurança com base na legislação publicada sobre esta matéria. Assim, nesta unidade curricular um objectivo primeiro é o de transmitir o conteúdo da regulamentação, explicar os fundamentos das soluções adoptadas nessa regulamentação e apresentar a normalização existente sobre segurança contra incêndios em edifícios.

O segundo objectivo é o de consolidar os conhecimentos transmitidos inicialmente nesta unidade curricular, sendo concretizado um estudo (projecto) de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) onde os alunos têm de aplicar a regulamentação e a normalização de SCIE.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Regulamentação Nacional de Segurança contra Incêndio em Edifícios - DL 220/2008, Portaria 1532/2008
  2. Regulamentação Estrangeira de Segurança contra Incêndio em Edifícios
  3. Normalização Nacional sobre Segurança Contra Incêndio.
  4. Normalização Estrangeira sobre Segurança Contra Incêndio.
  5. Aplicação da Regulamentação a um Projecto de Segurança Contra Incêndio dum Edifício

Métodos de Avaliação

Contínua
Realização de um projecto: 100.0%

Bibliografia

Instituto Português da Qualidade (IPQ). Several National and Foreign Standards in the area of Fire Safety. Monte da Caparica, Portugal.

DL 220 /2008 – Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Portugal.

Portaria 1532 /2008 – Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Portugal.

Despacho 2074 /2009 – Critérios Técnicos para Determinação da Densidade de Carga de Incêndio Modificada, Portugal.

Other Portuguese diplomas related to Fire Safety in Buildings.