Instrumentos Financeiros Derivados

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02009026
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos sobre avaliação de acções e obrigações e sobre estratégias de investimento em mercados financeiros "a contado"

Métodos de Ensino

Sessões teórico-práticas através de métodos expositivos e interativos e com recurso a técnicas audiovisuais. Nestas sessões procede-se ainda à resolução individual de exercícios práticos e ao debate sobre aplicações em contexto real das técnicas e metodologias lecionadas. As sessões teórico-práticas são complementadas com períodos de atendimento individual para esclarecimento de dúvidas

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular caracteriza-se como um curso introdutório-médio sobre ativos derivados, transacionados em mercados organizados, sobre ativos financeiros. Pretende-se que o/a estudante tome contacto com a terminologia e conceitos específicos desta área de finanças assim como desenvolva competências basilares para a avaliação destes ativos e sua utilização em operações de cobertura de risco. Os/as alunos/as que frequentem esta unidade curricular devem saber interpretar de forma concisa a informação publicamente disponível sobre ativos derivados e seus ativos subjacentes; aplicar as ferramentas metodológicas básicas para a avaliação de contratos forward, de futuros, swaps e opções; conceber e monitorizar estratégias de cobertura do risco cambial, do risco de taxa de juro e do risco acionista através de ativos derivados standard; e identificar os fatores que contribuem para o afastamento do preço de transação dum ativo derivado do seu valor teórico de equilíbrio

Estágio(s)

Não

Programa

I. Introdução:
1. Conceitos básicos dos ativos derivados, 2. Resenha histórica dos contratos de futuros e de opções, 3. Os principais activos subjacentes aos instrumentos derivados: índices acionistas e taxas de juro.

II. Contratos forward e de futuros:
4. Procedimentos e mecanismos dos mercados de futuros, 5. A avaliação dos contratos forward e de futuros: o modelo “cost-of-carry”, 6. A arbitragem na prática, 7. As operações de cobertura.

III. Swaps:
8. Os swaps sobre taxas de juro: racionalidade económica e avaliação, 9. Os swaps sobre divisas e os swaps sobre divisas e taxas de juro.

IV. Opções:
10. Propriedades dos preços das opções, 11. Estratégias compósitas, 12. O modelo binomial, 13. O modelo Black-Scholes, 14. Opções sobre índices acionistas, divisas e futuros: avaliação, cobertura e técnica do seguro da carteira.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Miguel Barateiro Gonçalves Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime de avaliação mista (a definir) ou regime geral.: 100.0%

Bibliografia

J. C. Hull,  Options, futures and other derivatives, 5th ed., Prentice-Hall/Pearson Education International, Upper Saddle River, 2003.

H. Sebastião, Lições de instrumentos financeiros derivados, FEUC, 2012.