Estágio/Dissertação
2
2021-2022
02010304
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Presencial
42.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia adoptada é a aprendizagem baseada em projecto.
No 1º semestre, o aluno desenvolve uma proposta de Projeto, consubstanciada num documento escrito, sob orientação de docentes do curso. A proposta é defendida perante um júri.
No 2º semestre, o aluno desenvolve o Projeto, sob orientação de um docente do curso e eventual co-orientação de outro docente do curso ou perito na área do projeto. O aluno elabora uma dissertação, que é defendida perante um júri.
Resultados de Aprendizagem
Nesta UC, os alunos devem desenvolver um projecto com a contribuição de decisões conceptuais, técnicas e formais a partir de requisitos de programa por si formulados. Valoriza-se a noção de designer como autor e como actor social. Dá-se especial importância aos aspectos de autoria e de inovação, à pertinência das soluções metodológicas e à relevância social e cultural das propostas.
Introduz-se a prática de gestão de projecto.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Designer como autor e tradutor
2. Crítica e prática do design: discursos contemporâneos
3. Papel social do design e design inclusivo
4. Gestão do projecto de design
5. Comunicação no projecto de design.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José Mendes Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Contínua: 6.0%
Trabalho de investigação: 9.0%
Proposta de Projeto: 14.0%
Dissertação : 71.0%
Bibliografia
Bierut, Michael, 2007, Seventy-nine Short Essays on Design. New York: Princeton Architectural Press.
Blauvelt, Andrew e Lupton, Ellen, 2011, Graphic Design: Now in Production. Minneapolis: Walker Art Center
Heller, Steven (Ed.), 1998, The Education of a Graphic Designer. New York: Allworth Press.
Lupton, Ellen e Abbott Miller, 1999. Design Writing Research: Writing on Graphic Design, London: Phaidon Press.
Shaughnessy, Adrian. 2005. How to be a Graphic Designer Without Loosig Your Soul. London: Laurence King Publishing
Shaughnessy, Adrian. 2009. Graphic Design: A User's Manual. London: Laurence King Publishing
Monteiro, Mike, 2012, Design is a job. New York: A Book Apart.