Desenho II

Ano
2
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007347
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Desenho I.

Métodos de Ensino

Não aplicável.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver nos alunos capacidades de perceção, comunicação e conceção pelo desenho, encarando o desenho como forma privilegiada de linguagem nos processos de criação artística e arquitetónica.

Neste sentido é também importante a aquisição de versatilidade gráfica nas próprias qualidades plásticas do desenho mas também enquanto forma de agilizar as possibilidades de resposta a diferentes situações, na utilização do desenho enquanto instrumento de perceção, nas suas capacidades de relacionar escalas e proporções, na capacidade do desenho percecionar e modelar o espaço, mas também nas potencialidades inventivas do desenho.

Desenvolver capacidades de pesquisa formal na relação expressiva entre formas e conceitos, o que, pela prática, contribuirá para uma mais sólida cultura artística e arquitetónica num melhor entendimento dos processos formais e capacidade de leitura das formas.

Desenvolver capacidades de síntese nos processos de representação e de pesquisa formal.

Estágio(s)

Não

Programa

a) O Desenho como instrumento de representação espacial

Representação de objetos, figura humana, desenho de rua.

b) Caligrafia como realidade plástica e comunicativa

Por processos de sucessivas representações do mesmo modelo, explorar a variabilidade do grafismo

c) O Desenho enquanto linguagem

Utilização do desenho enquanto instrumento de comunicação nos processos de conceção formal.

d) O Desenho enquanto instrumento de coerência compositiva

Exercícios de controlo e exploração da organização das formas no suporte.

e) O Desenho enquanto espaço de invenção formal

O desenho enquanto processo de gestação de novas formas em processos de sucessivas metamorfoses.

f) O Desenho enquanto instrumento dos processos criativos.

O desenho enquanto lugar de projetação de outras realidades.

Docente(s) responsável(eis)

António José Olaio Correia de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%

Bibliografia

100 contemporary architects : drawings & sketches / selected by Bill Lacy, London, Thames and Hudson, 1991

Edwards, Betty. Aprender a dibujar com el lado derecho del cerebro. Barcelona, Ediciones Urano, 1994

Molina, Juan José Gomes, Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra, 1995

Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris,Adam Biro, 1995

Hale, Robert Beverly, Drawing lessons from the great masters, New York, Watson-Guptill Publications, 2009

Sainz, Jorge. El dibujo de arquitectura: teoria e historia de un lenguage gráfico. Barcelona, Editorial Reverté, 2005

Wan- Go Weng. Chinese painting and calligraphy: a pictorial survey, New York, Dover Publications, 1978

Collier, Graham. Form, space and vision: an introdution to drawing and design, New York, Prentice-Hall, Inc, 1985

Architectural drawings of the russian avangarde. New York, The Museum of Modern Art, 1990

Olaio, António, Desenho, percepção e investigação formal, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006