Introdução à Cultura Construtiva

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007274
Área Científica
Construção e Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A avaliação será um exercício contínuo ao longo do ano lectivo, considerando a assiduidade, o desempenho nas sessões de acompanhamento, a continuidade no desenvolvimento dos trabalhos e a resposta aos exercícios lançados no âmbito da disciplina de construção.

Resultados de Aprendizagem

Numa referência a princípios compositivos, a materiais e a técnicas de construção, procurar-se-á incutir uma consciência construtiva aos alunos para um primeiro entendimento da realidade material que os rodeia. Trata-se de dotar os alunos de instrumentos capazes de descodificar as formas arquitetónicas com que se relacionam quotidianamente para desmontar a perceção das estruturas construídas como cenografias bidimensionais. Procurar-se-á que essa perceção bidimensional, incompleta da realidade material, adquira profundidade sugerida pela materialidade das formas através da descoberta das orgânicas materiais e construtivas dos corpos físicos que as conformam.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A cultura construtiva esterotómica.

2. A materialidade da arquitetura popular.

3. A materialidade das construções eruditas arreigadas a uma cultura construtiva secular.

4. Os modelos construtivos e os modelos formais.

5. Noções fundamentais da seleção de materiais adequada a cada obra / edifício em função de exigências de desempenho, estruturais e não estruturais, a partir de exemplos paradigmáticos da arquitetura contemporânea.

Docente(s) responsável(eis)

José Fernando de Castro Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Continuidade no desenvolvimento do trabalho: 15.0%
Assiduidade e desempenho nas sessões de acompanhamento: 20.0%
Resposta ao exercício: 65.0%

Bibliografia

FRAMPTON, Kenneth – Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction In Ninteenth and Twentieth Century Architecture, Edited John Cava, 1995.
VILLALBA, António Castro – História de la Construcción Arquitectónica, Quaderns d´Arquitectes 12. Barcelona. Edicions Universitat Politécnica de Catalunya, 1995.
ADAM, Jean  Pierre -  La construcción Romana, materiales y técnicas. Leon. Editorial de los ofícios, 1989.
TÁVORA, Fernando; KEIL AMARAL, Francisco; PEREIRA; Teotónio et al – Arquitectura Popular em Portugal. Lisboa. Associação dos Arquitectos Portugueses., 1988.
TEIXEIRA, Gabriela; BELÉM, Margarida ­ diálogos de edificação: técnicas tradicionais de construção. [s.l]. CRAT (Centro Regional de Artes Tradicionais), 1998.