Desenho I

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007252
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas recorrendo a meios audiovisuais expondo em profundidade quer a evolução histórica e os modelos metodológicos que definem o desenho de observação e com apresentação de alguns casos de estudo da história da arte que concretizem a importância das competências a adquirir e que exemplifiquem o uso do registo isomórfico em situações reais.

Resultados de Aprendizagem

Treinar, recorrendo à metodologia didáctica do “learning by doing”, o estudante de arquitetura na utilização do desenho como processo de mediação e representação da realidade observada e como ferramenta conceptual cujas potencialidades lhe podem proporcionar mais-valias criativas para o trabalho de análise e organização do espaço e do ambiente construído no quadro da prática projetual.
Compreender os processos convencionais de representação isomórfica do espaço (perspetiva linear com um, dois ou três pontos de fuga, método da graduação textural e da importância relativa dos objetos, método da sobreposição de planos).
Desenvolver a compreensão e o manuseio empírico das diferentes categorias metodológicas do desenho, e.g, croquis, esquisso e esboço assim como o significado em termos de resultado final das diferentes temporalidades associadas à observação e registo, desenho diagramático, desenho de contorno, desenho cego, desenho medido.

Estágio(s)

Não

Programa

a) O Desenho como processo de representação gráfica do espaço construído: o estudo da representação isolada ou agrupada de modelos – objectos, formas naturais e  figura humana – e a representação de espaços e de volumetrias em ambiente urbano; o campo das relações de escala, das proporções humanas, a estrutura interna da forma; a caracterização gráfica (linha, mancha e textura) das propriedades específicas dos objectos.

b) O desenho como uma linguagem da observação: um processo cognitivo baseado no aperfeiçoamento da motricidade fina e na atenção e rastreamento perceptivo.

c) A nomenclatura do desenho de observação e registo: os tipos de desenho segundo os seus aspetos temáticos (o desenho de síntese e o desenho de detalhe, o retrato), temporais (o croquis, o esquisso e o esboço) e metodológicos (desenho diagramático, desenho de contorno, desenho cego, desenho medido).

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Rodrigues Pousada

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Bibliografia

• Bermingham, Ann. Learning to Draw: Studies in the cultural history of a polite and useful art, Yale University Press, New Haven and London, 2000.
• Elderfield, John. The Modern Drawing: 100 Works on Paper from the Museum of Modern Art, The Museum of Modern Art, New York, 1985.
• Heather, Spears. The Creative Eye. London: Arcturus. 2007. ISBN 978-0-572-03315-6.
• Lohan, Frank. Pen & Ink Techniques, Contemporary Books, 1978, ISBN 0-8092-7438-8.
• Lambert, Susan. Reading Drawings: an introduction to looking at drawings, Pantheon Books, New York, 1984.
• Laughton, Bruce. The Drawings of Daumier and Millet, Yale University Press, New Haven and London, 1991.
• Molina, Juan José Gomes. Las leccines del dibujo, Madrid, Cátedra, 1995.
• Recht, Roland. Le dessin d'architecture, origines et fonctions, Paris, Adam Biro, 1995.