Projecto I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01007248
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina de Projeto I possui um carácter de objetivação material do ofício que os estudantes ambicionam como futuro. O seu significado intrinsecamente ligado a uma frente de captação de motivações individuais que vão desde a cultura arquitetónica à cultura artística no sentido mais lato e mais aberto, desde o interesse pela experimentação manual ao gosto pela sistematização tecnológica, desde a potenciação genérica da sensibilidade plástica ao aprofundamento específico das preferências cultural e dos saberes científicos.

Resultados de Aprendizagem

Compreensão do espaço através da sua organização, da sua composição e do seu significado. Aquisição instrumental que permita uma gradual autonomia no exercício do projeto. Criação de uma metodologia de trabalho própria.

1. Desenvolvimento das capacidades de representação do espaço.

2. Estabelecimento de relações diretas de identificação entre o espaço e a sua representação.

3. Contacto elementar com as questões de escala associadas ao uso do espaço.

4. Desenvolvimento e progressiva formatação de uma dinâmica metodológica própria no exercício do projeto.

5. Estabelecimento de relações entre a organização do espaço e as dinâmicas vivenciais a ele associadas.

6. Abordagem mais aprofundada das questões de escala associadas ao uso do espaço.

7. Capacidade de apreender as relações entre, por um lado, o homem e os edifícios e, por outro, entre os edifícios e o seu ambiente, bem como a necessidade de relacionar entre si os edifícios e espaços em função das necessidades e da escala humana.

Estágio(s)

Não

Programa

Ao longo do ano letivo, serão desenvolvidos cinco exercícios práticos, um dos quais, por sua vez, se desdobrará num outro, de carácter mais efémero. A sua sequência será sempre articulada com as aulas teórico-práticas.

Os objetivos a atingir serão alvo de avaliação permanente ao longo do ano letivo, podendo, em função dos resultados, vir a ser suprimidos exercícios ou inseridos outros intercalares.

— 1.º exercício prático - levantamento desenhado de um espaço.

— 2.º exercício prático - organização interna, segundo um determinado programa, de um espaço pré-delimitado.

— 3.º exercício prático - organização de um campo tridimensional numa escala que sugere o espaço urbano. Aprofundamento, numa escala mais detalhada, de uma situação particular do exercício anterior.

— 4.º exercício prático - projeto de um pequeno equipamento num contexto envolvente muito descomprometido.

— 5.º exercício prático - projeto de uma ou duas habitações num lote urbano simples.    

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Maldonado de Vasconcelos Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Nos termos do disposto no Preâmbulo das Normas Gerais de Avaliação de Conhecimentos da FCTUC, bem como no nº. 3 da Secção I do Capítulo IV do Regulamento do Departamento de Arquitetura da FCTUC, a avaliação de conhecimentos na disciplina de Projeto I é efetuada em regime contínuo. : 100.0%

Bibliografia

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KAUFMANN, Emil, De Ledoux a Le Corbusier: origen y desarrollo de la arquitectura autónoma, Barcelona, Gustavo Gili, 1985.

LE CORBUSIER, Vers une architecture, Paris, Flammarion, 1995.

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PEVSNER, Nikolaus, An Outline of European Architecture, Londres, Penguin Books, 1990 [11ª. Ed.].

ROSSI, Aldo, A Arquitectura da Cidade, Lisboa, Edições Cosmos, 1977.

SOLÀ-MORALES, Ignasi, Diferencias. Topografia de la arquitectura contemporánea, Barcelona, Gustavo Gili, 1995.

SUMMERSON, Sir John, El lenguaje clásico de la arquitectura: De L. B. Alberti a Le Corbusier, Barcelona, Gustavo Gili, 1984 [7ª ed.].

TÁVORA, Fernando, Da organização do espaço, Porto, FAUP Publicacões, 1996.

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