Temas e Problemas de Arqª Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02009449
Área Científica
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º Ciclo de Estudos

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais e a exemplos impressos/outros, que concretizem ou problematizem a argumentação de cada um dos temas em estudo.

Aulas práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, conjuguem as problemáticas da arquitetura contemporânea e desenvolvam investigação complementar, face aos temas em análise em cada fase programática.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Temas e Problemáticas de Arquitetura Contemporânea é uma disciplina que, partindo de alguns exemplos significativos da atual produção arquitetónica fundamentalmente a partir dos anos 80/90, nacional e internacional, projetada ou construída, questiona os seus pressupostos, estratégias, métodos e fins. Considera-se que o projeto é uma prática artística e de reflexão crítica, suscetível de uma leitura que estabeleça uma prática teórica; essa leitura procura o fundamento filosófico, artístico, técnico e social da prática de projeto. Como resultado, espera-se a construção de um quadro conceptual de referência que permita o aprofundamento e propriedade na manipulação dos conceitos subjacentes aos exemplos selecionados.

Os trabalhos práticos incluem a elaboração de investigação sobre projetos e sobre os seus autores, relacionados com cada tema apresentado, a investigação sobre um tema retirado das aulas lecionadas e a elaboração de uma monografia crítica.

 

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina percorre temas fundamentais do debate arquitetónico contemporâneo, identificando temas transversais: a máquina como paradigma, intemporalidade e efémero, linguagem, técnicas e tecnologias, arte e arquitetura, arquitetura e poder, arquitetura e simbolismo.

Cada aula corresponderá a um tema específico, que poderá ser um movimento, um autor ou uma obra:

Arquitetura como prática cultural

Arquitetura e cidade

Arquitetura como prática técnica- técnica e tecnologia

Arquitetura como prática artística 1

Arquitetura e a temática dos grandes edifícios públicos- Arquitetura/Infraestrutura; Arquitetura e “Turismo arquitetónico/ Arquitetura e “Monumento”

Arquitetura Impressão / Expressão

Arquitetura como prática artística 2

Arquitetura e Objeto Simbólico / objetualismo

Arquitetura e organicismos / Fluidez e espaço contínuo

Arquitetura ambientalismo e sustentabilidade

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua, com recurso a exercícios de trabalho teórico/prático, que promovam a aprendizagem contínua, em que cada item infere no resultado final. A avaliação abrange toda a área de investigação, procurando focar, de forma clara, tanto os conceitos da disciplina bem como a capacidade do aluno em entender as temáticas em estudo.: 100.0%

Bibliografia

Borden, Iain, Ruedi, Katerina The Dissertation an architecture student’s handbook, Architectural Press, 2000
Montaner, Josep Maria, A Modernidade Superada, Editorial Gustavo Gili, Sa, Barcelona, 2001
Nesbitt, Kate ed. Theorizing a new agenda for architecture, an anthology of architectural theory 1965-1995, Princeton Architectural Press, 1996.
Nesbitt,Kate (org.) Uma nova agenda para a Arquitectura, antologia técnica 1965-1995
Cosac Naify, 2006, Publicado originalmente nos Estados Unidos pela Princeton Architectural Press
Hays, Michael ed. Architecture Theory since 1968, The MIT Press, 2002.
Judd, Donald, Architektur, Edition Kantz, 1992
Leach, Neil ed. Rethinking Architecture, a reader in cultural theory, Routledge, 1997.
Wilson, Colin St John Architectural Reflections, Studies in the philosophy and practice of architecture, Butterworth Architecture, 1992.

Vidler, Anthony The architectural uncanny, essays in the modern unhomely, The MIT Press, 1992.
Martí, Carlos Silencios Eloquentes, Ed. UPC, 2002.
Martí, Carlos  La Cimbra e el Arco, Ed. UPC, 2005.
Quetglas, Josep Pasado a Limpio, vols I e II, Collegi d’Arquitectes de Catalunya, 2002.
MONTANER, Josep Maria. As formas do século XX. Barcelona, Gustavo Gili, 2002, p. 74.
MONEO, Rafael. Theoretical anxiety and design strategies in the work of eight contemporary architects. Barcelona, Actar, 2004.
MONTANER, Josep Maria. As formas do século XX. Barcelona, Gustavo Gili, 2002, p. 74.