Organização do Projecto e Prática Profissional

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02009361
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º Ciclo de Estudos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais e a exemplos impressos/outros, que concretizem o interesse dos temas em estudo.

Aulas práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, conjuguem conceitos de prática projetual e desenvolvam cenários face aos temas em análise e visitas de estudos em cada fase programática.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Organização de Projeto e Prática Profissional tem por objetivo transmitir o significado e importância do exercício da profissão, o papel desempenhado pelo arquiteto na prestação de um serviço qualificado cujo último objetivo é a melhoria da qualidade e das condições de vida dos cidadãos. As condições da prestação de serviços em arquitetura alteraram-se significativamente, nas perspetivas de trabalho, nos processos legislativos e nomeadamente na política de intervenção pública ao nível do planeamento urbanístico e do projeto de arquitetura. Importa estudar modos de produção, técnicas de trabalho e conceção, bem como a articulação com outras disciplinas complementares. Assim, para além da consolidação metodológica do ato projetual a OPPP visa dotar o estudante de métodos e técnicas de controlo do processo de encomenda, elaboração do projeto e sua aplicação em obra.

Estágio(s)

Não

Programa

O conhecimento e a capacidade técnica é um fator decisivo de controlo dos processos de projeto mas sobretudo da obra. Neste âmbito é essencial que o estudante entenda o quadro legal dos atos próprios da profissão (estatuto, deontologia, honorários, etc.), assim como alguma da legislação a que se obriga durante o período da sua intervenção enquanto projetista.

Após o necessário enquadramento sobre o Estatuto do Arquiteto e a Ordem dos Arquitetos – A consciência de classe profissional – e a revisão ao Dec. Lei 73/73 - dividimos a cadeira opcional em 4 núcleos distintos:

1 – ESTATUTO E DEONTOLOGIA

2 – ENCOMENDA

3 – ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE PROJECTO

4 – OBRA

Docente(s) responsável(eis)

Armandina Desirée Tomás Pedro

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é contínua, com recurso a exercícios de trabalho prático, que promovam a aprendizagem contínua, em que cada item infere no resultado final. A avaliação abrange toda a área de investigação, procurando focar, de forma clara, tanto os conceitos da disciplina bem como a capacidade do aluno em entender as temáticas em estudo.: 100.0%

Bibliografia

Estatuto da Ordem dos Arquitectos

Legislação – Portaria 73/73, Portaria de referência Instrução para Calculo de Honorários e Obras Públicas”, Decreto-Lei 31/2009; Portaria 701-H; Decreto-Lei 163/2006 de 8 de Agosto;Outros elementos legislativos e processuais em função dos trabalhos de campo a realizar.