Fotografia e Composição
5
2024-2025
02009293
Desenho
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Cada aula tem uma parte teórica (2horas) e outra prática (2 horas). A segunda é usada para os alunos apresentarem os seus projetos práticos.
O desenvolvimento de projetos individuais é feito em grande grupo e, posteriormente, de forma individualizada.
O acompanhamento de projeto é feito, semanalmente, na aula e, ao longo da semana, por correio eletrónico.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta disciplina devem permitir aos alunos conhecer a técnica fotográfica; a História da Fotografia no contexto social, científico e artístico, assim como aumentar significativamente a cultura visual contemporânea de forma a amplificar o espírito crítico na reconstrução do mundo a partir de imagens.
Procurar-se-á que os alunos desenvolvam projetos pessoais partindo do conhecimento da História das imagens, articulando o conhecimento teórico e a prática artística.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fotografia e técnica: noções básicas
2. A Fotografia como modelo de subjetividade
3. A natureza multiplicativa das imagens
4. Fotografia vs. Imagem
5. A imagem como construção do mundo.
6. Uma ética da Fotografia
7. História da Fotografia: da Pintura do séc. XVI à Fotografia Contemporânea
Fotografia Contemporânea a partir de uma categorização da prática artística.
Docente(s) responsável(eis)
José Augusto Maçãs da Silva Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é realizada através de dois projetos práticos (75%) e um teste teórico (25%).: 100.0%
Bibliografia
Almeida, Bernardo Pinto, Imagem da Fotografia, Ed. Assírio e Alvim, 1995
Barthes, Roland.- A Câmara Clara, Ed. 70, Lisboa, 1981.
Benjamin, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água, Lisboa, 1992.
Berguer, J. Modos de Ver, Ed. 70, Lisboa, 1996
Burgin, Victor. Thinking Photography, Communications and Culture. 1982
Clarke, Graham. The Photograph. Oxford University Press, NY, 1997
Hall, Stuart. Representation. Cultural Representation and Signifying Practice. Sage Publications. 1997
Kember, S.- Virtual anxiety: photography, new technologies and subjectivity, Manchester
University Press, Manchester, 1998.
Krauss, Rosalind. Le Photographique. Pour une Théorie des Ecarts', Macula. France. 1990.
Medeiros, Margarida. Fotografia e Narcisismo. Assírio &Alvim, Lisboa. 2000
Sontag, Susan. Ensaios sobre Fotografia. Publicações D. Quixote, Lisboa. 1986
Squiers, Carol. OverExposed. Essays on Contemporary Photography. The New Press. New York. 2000
Wells, L.(ed.)- Photography: a Critical Introduction, Routledge Ed., 1997.