Fotografia e Composição

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02009293
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Cada aula tem uma parte teórica (2horas) e outra prática (2 horas). A segunda é usada para os alunos apresentarem os seus projetos práticos.

O desenvolvimento de projetos individuais é feito em grande grupo e, posteriormente, de forma individualizada.

O acompanhamento de projeto é feito, semanalmente, na aula e, ao longo da semana, por correio eletrónico.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta disciplina devem permitir aos alunos conhecer a técnica fotográfica; a História da Fotografia no contexto social, científico e artístico, assim como aumentar significativamente a cultura visual contemporânea de forma a amplificar o espírito crítico na reconstrução do mundo a partir de imagens.

Procurar-se-á que os alunos desenvolvam projetos pessoais partindo do conhecimento da História das imagens, articulando o conhecimento teórico e a prática artística.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fotografia e técnica: noções básicas
2. A Fotografia como modelo de subjetividade
3. A natureza multiplicativa das imagens
4. Fotografia vs. Imagem
5. A imagem como construção do mundo.
6. Uma ética da Fotografia
7. História da Fotografia: da Pintura do séc. XVI à Fotografia Contemporânea

Fotografia Contemporânea a partir de uma categorização da prática artística.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Maçãs da Silva Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é realizada através de dois projetos práticos (75%) e um teste teórico (25%).: 100.0%

Bibliografia

Almeida, Bernardo Pinto, Imagem da Fotografia, Ed. Assírio e Alvim, 1995

Barthes, Roland.- A Câmara Clara, Ed. 70, Lisboa, 1981

Benjamin, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água, Lisboa, 1992

Berguer, J. Modos de Ver, Ed. 70, Lisboa, 1996

Burgin, Victor. Thinking Photography, Communications and Culture. 1982

Clarke, Graham. The Photograph. Oxford University Press, NY, 1997

Hall, Stuart. Representation. Cultural Representation and Signifying Practice.  Sage Publications. 1997

Kember, S.- Virtual anxiety: photography, new technologies and subjectivity, Manchester

University Press, Manchester, 1998.

Krauss, Rosalind. Le Photographique. Pour une Théorie des Ecarts', Macula. France. 1990.

Medeiros, Margarida. Fotografia e Narcisismo. Assírio &Alvim, Lisboa. 2000

Sontag, Susan. Ensaios sobre Fotografia. Publicações D. Quixote, Lisboa. 1986

Squiers, Carol. OverExposed. Essays on Contemporary Photography.  The New Press. New York. 2000

Wells, L.(ed.)- Photography: a Critical Introduction, Routledge Ed., 1997.