Expressão Plástica e Arquitectura
0
2014-2015
02009271
Desenho
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Projecto, História de Arquitetura, Teoria de Arquitetura
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a análise e discussão dos casos de estudo que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais
Resultados de Aprendizagem
Fornecer aos alunos conceitos sobre modos de representação da arquitetura noutros campos disciplinares, de expressão plástica e artística. Aprendizagem do conceito de “intermédia” como processo de transposição de informação de um campo disciplinar para outro. Desenvolvimento de aptidões de pesquisa e produção da informação segundo termos interdisciplinares. Capacidade de discussão de casos de estudo. Aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita e visual, resolução de problemas conceptuais, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Intermédia: Representação e Transposição
Conceitos gerais e objetivos do processo interdisciplinar, sua relevância para a arquitetura.
2. Intermédia: Espaço e Tempo
Apresentação e discussão do caso de estudo “La Jetée” de Chris Marker.
3. Intermédia: Arquitetura, Biografia e Antologia
Apresentação e discussão do caso de estudo “The Mask of Medusa” de John Hejduk.
4. Intermédia: Arquitetura, Construção, Representação
Apresentação e discussão do caso de estudo “Il Girassole” de Christoph Schaub Marcel Meili.
5. Intermédia: Arquitetura, Espaço e Tempo
Apresentação e discussão do caso de estudo “Tomba Brion” de Guido Guidi.
6. Intermédia: Projeto
Definição de objeto de estudo e metodologia para a elaboração de uma representação interdisciplinar da arquitetura.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação consiste num trabalho final, realizado em grupo, com peso de 50 %, e num relatório individual sobre a realização do trabalho, com peso de 25%. Os restantes 25% da avaliação resultam da assiduidade e participação nas aulas, promovendo a aprendizagem contínua.: 100.0%
Bibliografia
Higgins, Dick. Horizons, the Poetics and Theory of the Intermedia. Carbondale, IL: South. Illinois Univ. Press, 1984.
Marker, Chris. La Jetée. França: Argos, 1962.
Mau, Bruce. La Jetée.Cine-Roma. Cambridge, MA: MIT Press, 2008.
Hejduk, John. The Mask of Medusa. Nova Iorque: Rizzoli, 1985..
Schaub, Christoph e Marcel Meili. Il Girasole Zurique: Scheidegger & Spiess, 2010.
Guidi, Guido. Carlo Scarpa’s Tomba Brion. Ostfildern: Hatje Cantz, 2011.