Expressão Plástica e Arquitectura

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
02009271
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Projecto, História de Arquitetura, Teoria de Arquitetura

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a análise e discussão dos casos de estudo que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos conceitos sobre modos de representação da arquitetura noutros campos disciplinares, de expressão plástica e artística. Aprendizagem do conceito de “intermédia” como processo de transposição de informação de um campo disciplinar para outro. Desenvolvimento de aptidões de pesquisa e produção da informação segundo termos interdisciplinares. Capacidade de discussão de casos de estudo. Aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita e visual, resolução de problemas conceptuais, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Intermédia: Representação e Transposição

Conceitos gerais e objetivos do processo interdisciplinar, sua relevância para a arquitetura.

2. Intermédia: Espaço e Tempo

Apresentação e discussão do caso de estudo “La Jetée” de Chris Marker.

3. Intermédia: Arquitetura, Biografia e Antologia

Apresentação e discussão do caso de estudo “The Mask of Medusa” de John Hejduk.

4. Intermédia: Arquitetura, Construção, Representação

Apresentação e discussão do caso de estudo “Il Girassole” de Christoph Schaub Marcel Meili.

5. Intermédia: Arquitetura, Espaço e Tempo

Apresentação e discussão do caso de estudo “Tomba Brion” de Guido Guidi.

6. Intermédia: Projeto

Definição de objeto de estudo e metodologia para a elaboração de uma representação interdisciplinar da arquitetura.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste num trabalho final, realizado em grupo, com peso de 50 %, e num relatório individual sobre a realização do trabalho, com peso de 25%. Os restantes 25% da avaliação resultam da assiduidade e participação nas aulas, promovendo a aprendizagem contínua.: 100.0%

Bibliografia

Higgins, Dick. Horizons, the Poetics and Theory of the Intermedia. Carbondale, IL: South. Illinois Univ. Press, 1984.

Marker, Chris. La Jetée. França: Argos, 1962.

Mau, Bruce. La Jetée.Cine-Roma. Cambridge, MA: MIT Press, 2008.

Hejduk, John. The Mask of Medusa. Nova Iorque: Rizzoli, 1985..

Schaub, Christoph e Marcel Meili. Il Girasole Zurique: Scheidegger & Spiess, 2010.

Guidi, Guido. Carlo Scarpa’s Tomba Brion. Ostfildern: Hatje Cantz, 2011.