Arquitecturas Virtuais

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02009235
Área Científica
Desenho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta disciplina tem como pré-requisito a disciplina de Expressão Plástica e Multimédia.

Métodos de Ensino

Ao longo do semestre serão introduzidos temas a partir dos quais serão propostos 2 exercícios relacionados com visualização de informação e infografia.

Concepção e manipulação de relações complexas entre elementos.

Avaliação do desenvolvimento dos trabalhos práticos valorizando a capacidade criativa, no criar novas formas em resposta aos desafios propostos e na coerência formal dos resultados mantendo a clareza da informação .Será também valorizada a capacidade de conceptualização na apresentação dos trabalhos realizados.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende explorar a visualização de informação com recurso às tecnologias de animação, entre elas a animação 3D, com vista à criação de trabalhos que demonstrem de uma forma clara as relações de informação complexas entre elementos.

Aproximando-se das práticas da arquitectura, operando no espaço virtual, Arquitecturas Virtuais explora as potencialidades dos novos instrumentos na modelação e conceptualização de modelos que permitam uma melhor compreensão da realidade complexa, e na  exploração plástica do espaço como habitat virtual.

Estágio(s)

Não

Programa

- Infografia, case studies.

- Desenvolvimento da Linguagem Visual no Séc. XX

- Rigor e exploração criativa da informação

- Papers sobre visualização de informação

- O 3D na visualização de informação

- Storyboard,

- sequência narrativa de informação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 45%+55%: 100.0%

Bibliografia

-Edward R. Tufte (1990). Envisioning Information. Graphics Press

-Leland Wilkinson (2005). The Grammar of Graphics, Springer.

-Gregory M. Nielson, Hans Hagen and Heinrich Müller (1997). Scientific Visualization: Overviews, Methodologies, and Techniques. IEEE Computer Society.

-Spence, Robert (2007). Information Visualization: Design for Interaction (2nd Edition), Prentice Hall

-Lewi, Paul J. (2006). Speaking of Graphics

http://www.datascope.be/sog.htm

-Michael Twyman (1975). ‘The significance of Isotype’

http://isotyperevisited.org/1975/01/the-significance-of-isotype.html