Seminário de Investigação em Arquitectura
5
2014-2015
02009181
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Todas as disciplinas do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura até ao 8º Semestre. Competências principais: de análise e de síntese; em relações interpessoais; em raciocínio crítico; em auto-crítica e auto-avaliação; em investigar. Competências secundárias: em organização e planificação; em comunicação oral e escrita; para resolver problemas; em trabalho em grupo; em aprendizagem autónoma. Competências técnicas relacionadas com a utilização dos sistemas informáticos (Word, Powerpoint, Consulta bibliográfica). Competências numa língua estrangeira,preferencialmente o Inglês.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas-lecionados os conteúdos programáticos, segundo um modelo expositivo.
Aulas práticas - 8 seminários de grupos de discussão para um acompanhamento em grupo do projeto de investigação individual de cada aluno. Para cada aula o aluno deve fazer um ponto de situação, com texto ou diapositivos, do desenvolvimento do seu projeto de investigação, de acordo com objetivos definidos pelo docente.
No final, o projeto de dissertação deve ser apresentado sob a forma de relatório e debatido por um júri.
Resultados de Aprendizagem
Disciplina baseada num método de ensino-aprendizagem de permanente experimentação com o objetivo de promover o debate e a investigação de temas de Arquitetura, orientando-se mais para a formação do que para a informação.
O objetivo central é desenvolver linhas de pensamento que permitam fazer a ligação entre os conteúdos disciplinares e a originalidade e pertinência dos temas abordados, tendo em vista a apresentação de um Projeto de Dissertação de Mestrado.
Tem-se em vista dar ênfase aos seguintes objetivos específicos: Aferir a disciplinaridade e a pertinência do tema a ser investigado; Incentivar a reflexão sobre os tópicos colocados para além da informação dada;Fortalecer o desenvolvimento de pensamento original e autónomo;Explorar os instrumentos metodológicos necessários para o desenvolvimento dos temas;Gerar, pesquisar e organizar informação pertinente para o desenvolvimento do tema;Relacionar o conhecimento sobre as teorias, métodos e técnicas adquiridas em outras disciplinas.
Estágio(s)
NãoPrograma
As aulas teóricas enquadram as dissertações em Arquitetura numa perspetiva histórica, metodológica e formal através de modelos teóricos e de exemplos práticos. Neste âmbito, serão abordados os seguintes conteúdos programáticos:
- Questões fundamentais em investigação em Arquitetura: disciplinaridade, originalidade e pertinência.
- Metodologia para a elaboração de um Projeto de Dissertação
- Formatação de um Projeto de Dissertação
- Discussão sistematizada sobre os temas apresentados e desenvolvidos
- Questões éticas relacionadas com as metodologias de investigação
As aulas teórico-práticas são seminários de discussão conjunta sobre os temas apresentados pelos alunos, a partir das linhas de investigação propostas pelos docentes. Neste contexto, os alunos deverão desenvolver um projeto de dissertação, que será objeto de avaliação. Deste modo, será solicitada a constante recolha, organização e apresentação de material considerado relevante para os temas a explorar individualmente.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nos grupos de discussão: 20.0%
Projecto: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%