Seminário de Investigação em Arquitectura

Ano
5
Ano lectivo
2014-2015
Código
02009181
Área Científica
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as disciplinas do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura até ao 8º Semestre. Competências principais: de análise e de síntese; em relações interpessoais; em raciocínio crítico; em auto-crítica e auto-avaliação; em investigar. Competências secundárias: em organização e planificação; em comunicação oral e escrita; para resolver problemas; em trabalho em grupo; em aprendizagem autónoma. Competências técnicas relacionadas com a utilização dos sistemas informáticos (Word, Powerpoint, Consulta bibliográfica). Competências numa língua estrangeira,preferencialmente o Inglês.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas-lecionados os conteúdos programáticos, segundo um modelo expositivo.

Aulas práticas - 8 seminários de grupos de discussão para um acompanhamento em grupo do projeto de investigação individual de cada aluno. Para cada aula o aluno deve fazer um ponto de situação, com texto ou diapositivos, do desenvolvimento do seu projeto de investigação, de acordo com objetivos definidos pelo docente.

No final, o projeto de dissertação deve ser apresentado sob a forma de relatório e debatido por um júri.

Resultados de Aprendizagem

Disciplina baseada num método de ensino-aprendizagem de permanente experimentação com o objetivo de promover o debate e a investigação de temas de Arquitetura, orientando-se mais para a formação do que para a informação.

O objetivo central é desenvolver linhas de pensamento que permitam fazer a ligação entre os conteúdos disciplinares e a originalidade e pertinência dos temas abordados, tendo em vista a apresentação de um Projeto de Dissertação de Mestrado.

Tem-se em vista dar ênfase aos seguintes objetivos específicos: Aferir a disciplinaridade e a pertinência do tema a ser investigado; Incentivar a reflexão sobre os tópicos colocados para além da informação dada;Fortalecer o desenvolvimento de pensamento original e autónomo;Explorar os instrumentos metodológicos necessários para o desenvolvimento dos temas;Gerar, pesquisar e organizar informação pertinente para o desenvolvimento do tema;Relacionar o conhecimento sobre as teorias, métodos e técnicas adquiridas em outras disciplinas.

Estágio(s)

Não

Programa

As aulas teóricas enquadram as dissertações em Arquitetura numa perspetiva histórica, metodológica e formal através de modelos teóricos e de exemplos práticos. Neste âmbito, serão abordados os seguintes conteúdos programáticos:

  • Questões fundamentais em investigação em Arquitetura: disciplinaridade, originalidade e pertinência.
  • Metodologia para a elaboração de um Projeto de Dissertação
  • Formatação de um Projeto de Dissertação
  • Discussão sistematizada sobre os temas apresentados e desenvolvidos
  • Questões éticas relacionadas com as metodologias de investigação

As aulas teórico-práticas são seminários de discussão conjunta sobre os temas apresentados pelos alunos, a partir das linhas de investigação propostas pelos docentes. Neste contexto, os alunos deverão desenvolver um projeto de dissertação, que será objeto de avaliação. Deste modo, será solicitada a constante recolha, organização e apresentação de material considerado relevante para os temas a explorar individualmente.

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto Moniz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nos grupos de discussão: 20.0%
Projecto: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%