Projecto V
5
2014-2015
02009170
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Português
Presencial
20.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
1º Ciclo de Estudos completo; Projecto IV; Construção II; Cidade e Território; Projecto Urbano.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que suportam as temáticas propostas pelo laboratório ou estúdio de projeto.
Aulas teórico-práticas, com apoio docente ao trabalho no estirador, em que se pretende que os alunos desenvolvam um Projeto: em grupo, numa primeira fase de debate estratégico; individualmente, numa segunda fase.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Projeto V é a derradeira fase de um trajeto de simulação projetual – com início no Projeto I – que os alunos desenvolvem ao longo do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura. Neste sentido, e tendo em conta a sua inserção no final do 2º Ciclo de Estudos, ela oferece diferentes temáticas e programas decorrentes dessa aprendizagem, a escolher pelo aluno, de forma a completar ou enriquecer o seu trajeto anterior, desenvolvido dentro ou fora do DARQ/FCTUC. Os temas e programas são propostos e praticados em Estúdios de Projeto (Design Studios) autónomos, sob a respetiva coordenação de cada um dos docentes que lecionam a Unidade Curricular. É objetivo desta unidade explorar os conhecimentos e instrumentos de análise projetual, adquiridos nos anos precedentes, aplicando-os, num ou dois exercícios de síntese. Para isso, cada docente escolhe e apresenta, no início do ano letivo, o espaço geográfico, a temática e o programa a desenvolver pelo seu Laboratório de Projeto.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular Projeto V desenvolve-se em três grandes áreas de projeto, a desenvolver em diferentes estúdios, nas quais se combinam escalas de abordagem e temáticas centrais para o entendimento da cidade e da arquitetura contemporâneas:
1. Território e Paisagem
2. Cidade e (Infra)estrutura
3. Arquitetura e Memória
Em todas estas áreas de projeto, os alunos são convidados a desenvolver, numa primeira fase, e integrados em grupos de trabalho, uma estratégia geral, que deverá considerar: o suporte geográfico da área da intervenção; a evolução histórica dessa área; o entendimento do papel determinante das preexistências físicas; o enquadramento das políticas territoriais e urbanas; os programas arquitetónicos a analisar e a desenvolver. Num segundo momento, os alunos são convidados a abordar, individualmente, um sector particular dessa área de intervenção, onde devem aprofundar diferentes escalas do projeto urbano e de arquitetura.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Alberto Leite Rodrigues Grande
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
No final do primeiro semestre (final de Janeiro), avaliam-se as estratégias debatidas coletivamente, sob a forma de um Projeto, em sessão pública e perante um júri convidado; no final do segundo semestre (final de Junho) avaliam-se as opções aprofundadas individualmente, sob a forma de um Projeto, numa sessão pública, e, de novo, perante um júri convidado: 100.0%
Bibliografia
AAVV., Presente y Futuros: arquitectura en las ciudades, XIX Congreso da UIA, Barcelona, 1996.
ASCHER, François, Metapolis: acerca do futuro das cidades, Celta, Oeiras, 1998.
CORBOZ, André, Le Territoire comme palimpseste et autres essais, Les Éditions de L’Imprimeur, Collection Tranches de Villes, Besançon, 2001.
CORNER, James, “The Agency of Mapping”, in Mappings, ed. By Denis Cosgrove, London, Reaktion Books, 1999.
KOOLHAAS, Rem, BOERI, Stefano., KWINTER, Sanford, Mutations, Actar, Barcelona, 2000.
ROSSI, Aldo, La Arquitectura de la Ciudad (1966), Gustavo Gili, Barcelona, 1982.
SOLÁ-MORALES, Manuel de, Progettare Città, Quaderni d’Architettura Lotus, Electa, Milão, 2000.