Projecto Urbano I

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02009136
Área Científica
Urbanismo
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência de todas as unidades do 1.º ciclo com especial relevância para: Projeto I; Projeto II; Projeto III; Desenho I; Desenho II; Geografia Física; Geografia Urbana; Construção I

Conhecimentos históricos e teóricos da organização do território e da urbanização 

Competências em análise, organização, síntese e planificação

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas em que os alunos têm acompanhamento continuado do docente no desenvolvimento de um exercício com programa e faseamento estabelecidos no início do semestre.

Palestras de professores e profissionais convidados ligados a diversos saberes do planeamento urbano e da gestão urbanística.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer conhecimentos que capacitem os alunos a compreender os diferentes meios, instrumentos e escalas de gestão territorial e planeamento urbanístico.

Fornecer conhecimentos que capacitem os alunos a compreender de forma crítica o enquadramento histórico, institucional, administrativo e jurídico do projeto urbano como instrumento de gestão e transformação da cidade existente.

Aquisição de competências de perceção e avaliação crítica para fundamentar e criar estratégias de gestão urbanística, com enfoque em intervenções diretas em áreas urbanas consolidadas.

Domínio das escalas de planeamento e de intervenção direta implicadas no projeto urbano com a simulação de uma intervenção direta numa área urbana existente carente de clarificação urbanística.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Território e redes urbanas

Organização setorial; Continuidades e descontinuidades dos sistemas urbanos

2. Políticas, estratégias e táticas na gestão urbana

Coesão urbana; Salvaguarda patrimonial; Reabilitação urbana; Reabilitação do edificado; Requalificação do sistema de espaços públicos

3. Cidade e pós-cidade

Cidade compacta; Dispersão urbana; Coesão urbana; Desagregação urbana

4. Importância da morfologia urbana na transformação da cidade existente

Património urbanístico; Tensões, diálogos e complementaridades entre o novo e o existente

5. Desenho urbano e regulação

Projeto de espaços públicos; Normativa

Docente(s) responsável(eis)

Adelino Manuel dos Santos Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Independentemente da apreciação final expressa através de nota, a avaliação será realizada de forma contínua e contará com a assiduidade e participação nas aulas e sessões de discussão e desenvolvimento. O não cumprimento de uma fase determina uma classificação final negativa e, assim, a reprovação.: 100.0%

Bibliografia

BANDEIRA, Pedro (org) (2005) — Nuno Portas. Os Tempos das Formas. Vol. I. Guimarães: DAAUM.

PORTAS, Nuno (2003) — El surgimiento del proyecto urbano. Perspectivas Urbanas, 3, [em linha]. Disponível em: http://www.etsav.upc.es/urbpersp/num03/index.htm

PORTAS, Nuno; DOMINGUES, Álvaro; CABRAL, João (2003) — Políticas Urbanas. Tendências, estratégias e oportunidades. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

LOBO, Manuel Costa; PARDAL, Sidónio; CORREIA, Paulo V. D. (2000) — Normas urbanísticas: planeamento integrado do território. IV, Lisboa: DGOTDU/UTL.

GRANDE, Nuno (1998) — O verdadeiro mapa do universo. Uma leitura diacrónica da cidade portuguesa. Coimbra: e|d|arq - Departamento de Arquitetura da FCTUC, 2002.

LOBO, Manuel Costa; PARDAL, Sidónio; CORREIA, Paulo V. D. (1998) — Normas urbanísticas: desenho urbano, apreciação de planos, perímetros urbanos. II, Lisboa: DGOTDU/UTL.

LOBO, Manuel Costa (1995) — Normas Urbanísticas: princípios e conceitos fundamentais. I, Lisboa: DGOTDU/UTL.