Projecto IV

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02009091
Área Científica
Arquitectura, Teoria e História da Arquitectura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º Ciclo de Estudos completo. São considerados como determinantes para o desenvolvimento do trabalho o domínio e prática do desenho, bem como o da construção de maquetas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição dos temas e conceitos a desenvolver nos estúdios de Projeto. Aulas teórico-práticas para acompanhamento docente/aluno(s) do desenvolvimentos dos projetos individuais ou de grupo.

Serão promovidas viagens de estudo ao local de intervenção, bem como a outros destinos onde a verificação In loco das problemáticas de Projeto IV seja pertinente.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos pedagógicos da disciplina promovem um método de trabalho que estimula, a partir do projeto, a capacidade de reflexão critica sobre os sistemas de expressão plástica, os mecanismos de articulação com o lugar, de resolução do programa e de materialização construtiva. Valoriza-se neste processo o “conceito” como estrutura para a evolução do desenho, tendo particular importância o domínio e carácter experimental dos meios de expressão e a eficácia das opções construtivas adotadas.

O programa articula, num exercício de longa duração, uma problemática de projeto que permite o confronto de diferentes escalas e problemas de desenho. Promove-se deste modo a aquisição de técnicas de projeto que visam uma eficaz integração e articulação do conhecimento adquirido nas disciplinas do curso. Numa fase intermédia do ano letivo será promovido um exercício de curta duração para testar os conhecimentos adquiridos. Os temas e programas são propostos em Estúdios de Projeto autónomos.

Estágio(s)

Não

Programa

O Programa da disciplina centra-se num agrupamento de equipamentos complementares entre si e inseridos num mesmo espaço urbano. Este espaço urbano será subdividido em três unidades autónomas com programas diferenciados:

-Equipamento de serviços; equipamento de carácter social e escolar; equipamento de carácter lúdico.

Estes projetos serão realizados com diferentes metodologias e escalas, que acompanham e suportam o desenvolvimento das propostas: começa como trabalho de grupo para o estudo e compreensão do território à escala 1:100/1:500; evolui para trabalho individual com o desenvolvimento dos programas à escala 1:200/1:100; termina com o desenho de pormenores construtivos à escala 1:50/1:1.

Para a sua realização é essencial o domínio das seguintes competências: Estruturação programática/funcional; Estruturação formal/espacial; Materialização/construção/linguagem; Conceção estrutural/infraestrutural; Capacidade de síntese.

Docente(s) responsável(eis)

José Fernando de Castro Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será contínua ao longo do ano letivo, com pontos de situação intercalares e sessões de avaliação coletiva no final de cada exercício. Será ainda fator de avaliação a assiduidade e participação dos alunos nas sessões de acompanhamento e avaliação dos trabalhos práticos. : 100.0%

Bibliografia

MANFREDO, Tafuri, Projecto e Utopia, Lisboa, Editorial Presença, 1985

SMITHSON, Alison,  Smithson, Peter, The Charged Void: Urbanism, NY, The Monacelli Press, 2005

ROSSI, Aldo, La Arquitectura de la Ciudad (1966), Gustavo Gili, Barcelona, 1982.

 

No inicio de cada ano letivo é indicada bibliografia especifica em função de cada uma das áreas de projeto.