Antropologia do Espaço

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007493
Área Científica
Ciências Humanas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os alunos terão de ler os textos centrais às áreas de investigação referidas no contexto das aulas teóricas, elaborar uma recensão crítica de um dos textos lidos e um pequeno texto etnográfico baseado nos tópicos em discussão.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende reforçar o diálogo entre a arquitetura, a antropologia e os estudos culturais. Procura inserir a arquitetura num contexto cultural mais vasto e mostrar como a reflexão antropológica e da teoria cultural pode ser utilizada para pensar a arquitetura.

Os alunos deverão adquirir um conjunto de competências que se prendem com o uso crítico e reflexivo da bibliografia essencial aos tópicos em discussão. Esta forma de conhecimento ativo é explorada através da produção de um argumento pessoal sobre os conteúdos da cadeira. Faz apelo ao uso de metodologias etnográficas na reflexão sobre o espaço urbano.

Estágio(s)

Não

Programa

Procurar-se-á pensar o modernismo e os processos e modernização tomando por objeto de reflexão o espaço urbano. A cidade moderna será simultaneamente pensada, e fazendo apelo a uma oposição traçada por Michel de Certeau, através do ponto de vista do voyeur, do urbanista ou do arquiteto, e do walker, daquele que por ela deambula. Tendo em conta a distinção proposta por Marshall Berman entre o primeiro e o segundo modernismo, será abordado o planeamento de George Eugène Haussmann da cidade de Paris no século XIX e o urbanismo moderno no século XX, no âmbito do qual o pensamento do arquiteto Le Corbusier e o planeamento da cidade de Brasília se apresentam como emblemáticos.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Isabel de Oliveira e Xavier Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho etnográfico: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Benjamin, W., 2001 (1982), “Paris, Capital do Século XIX” in Fortuna, C. (Org.), Cidade, Cultura e Globalização, Oeiras, Celta.
Berman, M., 1982, “Baudelaire. O Modernismo nas Ruas” in Tudo o que é Sólido se Dissolve no Ar, Lisboa, Ed. 70.
Certeau, M. de, 1984, “Walking in the City” in The Practice of Everyday Life, Londres, University of California Press.
Foucault, M., 1997 (1975), “O Panoptismo” in Vigiar e Punir, Petrópolis, Vozes.
Green, N., 1990, The Spectacle of Nature. Landscape and Bourgeois culture in Nineteenth-Century France, Manchester, Manchester University Press.
Holston, J., 1989, “The Death of the Street” in The Modernist City. An anthropological Critique of Brasília, Chicago e Londres, The University of Chicago Press.
Jacobs, J., 2000, Morte e Vida das Grandes Cidades, São Paulo, Martins Fontes.
Le Corbusier, 1995, Maneira de Pensar o Urbanismo, Mem Martins, Edições Europa-América.