Projecto III

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01007435
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Projeto I e Projeto II.

Métodos de Ensino

A metodologia da UC baseia-se no acompanhamento ao desenvolvimento dos trabalhos, em aulas práticas de crítica individual ou em grupo e aulas teórico-práticas de informação temática, nas quais se procura enquadrar os problemas e soluções de projeto.
O acompanhamento será a nível individual, com registo dos momentos de crítica a cada trabalho. Paralelamente, terão lugar sessões de avaliação coletiva, para debate sobre a prática da disciplina com base na leitura comparada dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos pedagógicos da unidade curricular (UC)consistem no desenvolvimento de metodologias e capacidades para conceber projetos de arquitetura que satisfaçam as exigências estéticas e técnicas;bem como de capacidade para elaborar uma de reflexão crítica sobre a prática do projeto, numa perspetiva de aproximação ao contexto real. Valoriza-se o “conceito “como resposta estruturadora e orientadora das diferentes fases de evolução do desenho,tendo em atenção a sensibilidade dos alunos aos meios de expressão e aos materiais de construção na sua adequação à matriz de que partiram. Os projetos a desenvolver devem ter em consideração critérios de integração urbana, aspetos formais e espaciais, ajustados aos contextos natural e construído.Devem expressar uma resposta adequada às especificidades de cada programa segundo uma materialidade própria.Para além da clareza do processo conceptual, os projetos devem explicitar uma coerência construtiva, em todas as fases do seu desenvolvimento

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da UC baseia-se no tema da habitação. Num primeiro momento, propõe-se um exercício de pequena escala e curta duração – o projeto de uma célula de habitação sem contexto específico – que visa a formação de uma consciência crítica sobre o espaço e as suas formas de representação e ainda a experimentação dos instrumentos operacionais do projeto.
Num segundo momento, propõe-se o desenvolvimento de um projeto de habitação coletiva, que decorrerá no fim do primeiro semestre e segundo semestre. Procura-se com este exercício aprofundar a consciência crítica sobre o projeto e a intervenção urbana, com vista a uma materialização das ideias, coerente e rigorosa. Do desenho urbano aos tipos de habitação, o projeto deverá evoluir numa dialética que se institui como simulação da realidade projetual, visando o aprofundamento da solução geral pela confrontação com os projetos sectoriais e pelo desenvolvimento da sua caracterização construtiva.

Docente(s) responsável(eis)

João de Lima Mendes Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 5.0%
Projecto: 90.0%

Bibliografia

Ábalos, Iñaki. A boa vida – Visita guiada às casas da modernidad, Barcelona: GG, 2012.

Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço, Martins Fontes, 2008.

Christ, Emanuel and Christoph Gantenbein. Typology – Hong Kong, Rome, New York, Buenos Aires. Zurich: Park Books, 2012.

Frampton, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna, Martins Fontes, 2008.

Stalder, Laurent and Olgiati, Valerio. Valerio Olgiati. Luzern Quart-Verl., 2010

Teige, Karel. The Minimum Dwelling, MIT Press, 2002.