Psicologia da Família

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01006800
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O/A aluno/a deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

- Promover o conhecimento do conceito de família e de desenvolvimento familiar, enquadrado teoricamente no ciclo evolutivo da família;

- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar;

- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista familiar em contextos práticos.

Competências Teóricas- espera-se que no final da u.c. os/as alunos/as:

- conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;

- sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;

- identifiquem problemática específicas em cada etapa do Ciclo Vital;

- reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média.

Competências Práticas: espera-se que os/as alunos/as:

- sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;

- identifiquem, através da análise de casos, dificuldades e recursos específicos de famílias concretas.

Estágio(s)

Não

Programa

1.(In)definição de família

2. O Ciclo Vital de família intacta de classe média; eixos de análise: sincrónico e diacrónico

3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas

3.1. Formação do casal; construção do “nós”

3.1.1.Violência conjugal

3.2. Família com filhos pequenos; da conjugalidade à parentalidade

3.2.1. Família e criança com doença crónica

3.3. Família com filhos na escola; relação família-escola

3.3.1. Insucesso escolar

3.4. Família com filhos adolescentes; a questão da(s) autonomia(s)

3.4.1. Perturbações de desenvolvimento

3.5. Família com filhos adultos;  a família acordeão

3.5.1. O impacto da morte na Família

4. Variantes ao  Ciclo Vital

4.1. O ciclo vital do divórcio e a família pós-divórcio

4.2. Famílias com recasamento

4.3. Famílias adoptivas

4.4. Famílias monoparentais

4.5. Famílias com par homossexual

5. Desafios no Ciclo Vital da Família:contextualização

5.1 Adultez emergente, família e crise económica

5.2 TICs e família

5.3 O papel da mulher na família.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Carvalho, J., Francisco, R., & Relvas, A. P. (2015).Family functioning and information and communication technologies: How do they relate?A literature review.Computers in Human Behavior,45,99-108.

Carvalho, J., Francisco, R., & Relvas, A. P. (2017).ICTs and family functioning:A study on portuguese families with adolescents and emergemerging adults. Contemporary Family Therapy, 39, 281-288.

Fonseca, G., Silva, J. T., Paixão, M. P., Crespo, C., & Relvas, A. P. (2019)."Future Hopes and Fears of Portuguese Emerging Adults in Macroeconomic Hard Times:The Role of Economic Strain and Family Functioning", Emerging Adulthood, September, 12, 2019.

Relvas, A.P. (1996).O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Afrontamento.

Relvas, A.P., & Alarcão, M.(Coord.)(2003). Novas Formas de Família. Quarteto.

Walsh, F., & McGoldrick, M.(1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Artes Médicas.