Psicologia da Família
0
2023-2024
01006800
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
O/A aluno/a deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
- Promover o conhecimento do conceito de família e de desenvolvimento familiar, enquadrado teoricamente no ciclo evolutivo da família;
- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar;
- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista familiar em contextos práticos.
Competências Teóricas- espera-se que no final da u.c. os/as alunos/as:
- conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;
- sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;
- identifiquem problemática específicas em cada etapa do Ciclo Vital;
- reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média.
Competências Práticas: espera-se que os/as alunos/as:
- sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;
- identifiquem, através da análise de casos, dificuldades e recursos específicos de famílias concretas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.(In)definição de família
2. O Ciclo Vital de família intacta de classe média; eixos de análise: sincrónico e diacrónico
3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas
3.1. Formação do casal; construção do “nós”
3.1.1.Violência conjugal
3.2. Família com filhos pequenos; da conjugalidade à parentalidade
3.2.1. Família e criança com doença crónica
3.3. Família com filhos na escola; relação família-escola
3.3.1. Insucesso escolar
3.4. Família com filhos adolescentes; a questão da(s) autonomia(s)
3.4.1. Perturbações de desenvolvimento
3.5. Família com filhos adultos; a família acordeão
3.5.1. O impacto da morte na Família
4. Variantes ao Ciclo Vital
4.1. O ciclo vital do divórcio e a família pós-divórcio
4.2. Famílias com recasamento
4.3. Famílias adoptivas
4.4. Famílias monoparentais
4.5. Famílias com par homossexual
5. Desafios no Ciclo Vital da Família:contextualização
5.1 Adultez emergente, família e crise económica
5.2 TICs e família
5.3 O papel da mulher na família.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Carvalho, J., Francisco, R., & Relvas, A. P. (2015).Family functioning and information and communication technologies: How do they relate?A literature review.Computers in Human Behavior,45,99-108.
Carvalho, J., Francisco, R., & Relvas, A. P. (2017).ICTs and family functioning:A study on portuguese families with adolescents and emergemerging adults. Contemporary Family Therapy, 39, 281-288.
Fonseca, G., Silva, J. T., Paixão, M. P., Crespo, C., & Relvas, A. P. (2019)."Future Hopes and Fears of Portuguese Emerging Adults in Macroeconomic Hard Times:The Role of Economic Strain and Family Functioning", Emerging Adulthood, September, 12, 2019.
Relvas, A.P. (1996).O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Afrontamento.
Relvas, A.P., & Alarcão, M.(Coord.)(2003). Novas Formas de Família. Quarteto.
Walsh, F., & McGoldrick, M.(1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Artes Médicas.