Psicologia da Família
3
2019-2020
01006800
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos principais:
- Promover o conhecimento em torno do conceito de família e de desenvolvimento familiar, tendo como enquadramento teórico o ciclo evolutivo da família.
- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar
- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista em contextos práticos
Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:
- Conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;
- Sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;
- Identifiquem problemática específicas em cada etapa do Ciclo Vital;
- Reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média
Competências Práticas, pretende-se que os alunos:
- Sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;
- Identifiquem, a partir da análise de casos, as dificuldades e os recursos específicos de famílias concretas
Estágio(s)
NãoPrograma
(In)definição de família: da família às famílias
2. O Ciclo Vital de família nuclear intacta de classe média do ocidente
3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas
3.1. Formação do casal
3.1.1. A construção do “nós”
3.1.2. Violência conjugal
3.2. Família com filhos pequenos
3.2.1. Da conjugalidade à parentalidade
3.2.2. Família da criança com doença crónica/ameaçadora de vida
3.3. Família com filhos na escola
3.3.1. Relação família- escola
3.3.2. Insucesso escolar
3.4. Família com filhos adolescentes
3.4.1. A questão da(s) autonomia(s)
3.4.2. Perturbações de desenvolvimento
3.5. Família com filhos adultos
3.5.2. O idoso na família
4. O impacto da morte ao longo do Ciclo de Vida
5. A transformação do Ciclo vital: o papel da mulher
6. Ciclo vital e outras formas de famílias
6.1. Ciclo Vital do divórcio e a família pós-divórcio
6.2. Famílias reconstituídas
6.3. Famílias adoptivas
6.4. Famílias monoparentais
6.5. Famílias de par homossexual.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alarcão, M. (2006).(Des)Equilíbrios Familiares. Uma visão sistémica. Coimbra, Portugal: Quarteto.
Alberto, I. (2008). Maltrato infantil: Entre um destino e uma história. In A. Matos et al (Coord.). A Maldade Humana (pp.107-130). Coimbra: Almedina.
Carter, B., & McGodrick, M. (1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegra: Artes Médicas.
Lourenço, M. C. (2002). Conjugalidade e Parentalidade: continuar díade na presença de um terceiro. Psychologica, 31, 25-42.
Relvas, A.P. (1996). O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Porto:Edições Afrontamento.
Relvas, A.P., & Alarcão, M. (coord.)(2003). Novas Formas de Família. Coimbra: Quarteto.
Simões, T.A., & Alberto, M.A. (2017). Ciclo vital da família: reflexão sobre as especificidades étnicas e culturais do desenvolvimento das famílias africanas. Psychologica, 60, 71-93.
Walsh, F., & McGoldrick, M. (1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Porto Alegre: Artes Médicas.