Psicologia da Família

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01006800
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos principais:

- Promover o conhecimento em torno do conceito de família e de desenvolvimento familiar, tendo como enquadramento teórico o ciclo evolutivo da família. 

- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar

- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista em contextos práticos

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;

- Sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;

- Identifiquem problemática específicas em cada etapa do Ciclo Vital;

- Reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

- Sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;

- Identifiquem, a partir da análise de casos, as dificuldades e os recursos específicos de famílias concretas

Estágio(s)

Não

Programa

(In)definição de família: da família às famílias

2. O Ciclo Vital de família nuclear intacta de classe média do ocidente

3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas

3.1. Formação do casal

3.1.1. A construção do “nós”

3.1.2. Violência conjugal

3.2. Família com filhos pequenos

3.2.1. Da conjugalidade à parentalidade

3.2.2.  Família da criança com doença crónica/ameaçadora de vida

3.3. Família com filhos na escola

3.3.1. Relação família- escola

3.3.2. Insucesso escolar

3.4. Família com filhos adolescentes

3.4.1. A questão da(s) autonomia(s)

3.4.2. Perturbações de desenvolvimento

3.5. Família com filhos adultos

3.5.2. O idoso na família

4. O impacto da morte ao longo do Ciclo de Vida

5. A transformação do Ciclo vital: o papel da mulher

6. Ciclo vital e outras formas de famílias

6.1. Ciclo Vital do divórcio e a família pós-divórcio

6.2. Famílias reconstituídas

6.3. Famílias adoptivas

6.4. Famílias monoparentais

6.5. Famílias de par homossexual.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Alarcão, M. (2006).(Des)Equilíbrios Familiares. Uma visão sistémica. Coimbra, Portugal: Quarteto.

Alberto, I. (2008). Maltrato infantil: Entre um destino e uma história. In A. Matos et al (Coord.). A Maldade Humana (pp.107-130). Coimbra: Almedina.

Carter, B., & McGodrick, M. (1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegra: Artes Médicas.

Lourenço, M. C. (2002). Conjugalidade e Parentalidade: continuar díade na presença de um terceiro. Psychologica, 31, 25-42.

Relvas, A.P. (1996). O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Porto:Edições Afrontamento.

Relvas, A.P., & Alarcão, M. (coord.)(2003). Novas Formas de Família. Coimbra: Quarteto.

Simões, T.A., & Alberto, M.A. (2017). Ciclo vital da família: reflexão sobre as especificidades étnicas e culturais do desenvolvimento das famílias africanas. Psychologica, 60, 71-93.

Walsh, F., & McGoldrick, M. (1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Porto Alegre: Artes Médicas.