Psicologia da Família
3
2017-2018
01006800
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos principais:
- Promover o conhecimento em torno do conceito de família e de desenvolvimento familiar, tendo como enquadramento teórico o Ciclo evolutivo da Família.
- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar
- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista em contextos práticos
Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:
- Conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;
- Sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;
- Identifiquem a problemática da violência em cada etapa do Ciclo Vital;
- Reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média
Competências Práticas, pretende-se que os alunos:
- Sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;
- Identifiquem, a partir da análise de casos, as dificuldades e os recursos específicos de famílias concretas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. (In) definição de família: da família às famílias
2. O Ciclo Vital de família intacta de classe média
a. Eixos de análise: sincrónico e diacrónico
3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas
3.1. Formação do casal
3.1.1. A construção do “nós”
3.1.2. Violência conjugal
3.2. Família com filhos pequenos
3.2.1. Da conjugalidade à parentalidade
3.2.2. Maltrato infantil
3.3. Família com filhos na escola
3.3.1. Relação família- escola
3.3.2. Insucesso escolar
3.4. Família com filhos adolescentes
3.4.1. A questão da(s) autonomia(s)
3.4.2. Perturbações de desenvolvimento (e.g. anorexia)
3.5. Família com filhos adultos
3.5.2. O idoso na família/ violência para com o idoso
4. O impacto da morte ao longo do Ciclo de Vida
5. A transformação do Ciclo vital hoje: o papel da mulher
6. O Ciclo vital e outras formas de famílias
6.1. O Ciclo Vital do divórcio e a família pós-divórcio
6.2. Famílias reconstituídas
6.3. Famílias adoptivas
6.4. Famílias monoparentais
Docente(s) responsável(eis)
Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Elaboração de uma síntese reflexiva por cada aula teórica: 25.0%
Elaboração de um trabalho de campo, com apresentação na aula prática e entrega de relatório escrito até ao dia do exame: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Alberto, I. (2008). Maltrato infantil: Entre um destino e uma história. In A. Matos et al (Coord.). A Maldade Humana (pp.107-130). Coimbra: Almedina
Carter, B. &McGodrick, M. (1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegra: Artes Médicas.
Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol1. Adultos. Coimbra: Quarteto.
Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol2. Crianças. Coimbra: Quarteto.
Pais, A., Milheiro, G., & Alberto, I; (2005). “Lá em casa mando eu!” a abordagem estrutural em comportamentos de oposição. Psiquiatria Clínica, 26, 20-33.
Relvas, A.P. (1996). O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Porto: Edições Afrontamento.
Relvas, A.P. & Alarcão, M. (coord.)(2003). Novas Formas de Família. Coimbra: Quarteto.
Walsh, F. &McGoldrick, M. (1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Porto Alegre: Artes Médicas.