Psicologia da Família

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01006800
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos principais:

- Promover o conhecimento em torno do conceito de família e de desenvolvimento familiar, tendo como enquadramento teórico o Ciclo evolutivo da Família.  

- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar

- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista em contextos práticos

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;

- Sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;

- Identifiquem a problemática da violência em cada etapa do Ciclo Vital;

- Reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

- Sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;

- Identifiquem, a partir da análise de casos, as dificuldades e os recursos específicos de famílias concretas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. (In) definição de família: da família às famílias 

2. O Ciclo Vital de família intacta de classe média 
a. Eixos de análise: sincrónico e diacrónico 

3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas 
3.1. Formação do casal 
3.1.1. A construção do “nós” 
3.1.2. Violência conjugal 
3.2. Família com filhos pequenos 
3.2.1. Da conjugalidade à parentalidade 
3.2.2. Maltrato infantil 
3.3. Família com filhos na escola 
3.3.1. Relação família- escola 
3.3.2. Insucesso escolar 
3.4. Família com filhos adolescentes 
3.4.1. A questão da(s) autonomia(s) 
3.4.2. Perturbações de desenvolvimento (e.g. anorexia) 
3.5. Família com filhos adultos 
3.5.2. O idoso na família/ violência para com o idoso 

4. O impacto da morte ao longo do Ciclo de Vida 

5. A transformação do Ciclo vital hoje: o papel da mulher 

6. O Ciclo vital e outras formas de famílias 
6.1. O Ciclo Vital do divórcio e a família pós-divórcio 
6.2. Famílias reconstituídas 
6.3. Famílias adoptivas 
6.4. Famílias monoparentais

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Elaboração de uma síntese reflexiva por cada aula teórica: 25.0%
Elaboração de um trabalho de campo, com apresentação na aula prática e entrega de relatório escrito até ao dia do exame: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Alberto, I. (2008). Maltrato infantil: Entre um destino e uma história. In A. Matos et al (Coord.). A Maldade Humana (pp.107-130). Coimbra: Almedina

Carter, B. &McGodrick, M. (1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegra: Artes Médicas.

Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol1. Adultos. Coimbra: Quarteto.

Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol2. Crianças. Coimbra: Quarteto.

Pais, A., Milheiro, G., & Alberto, I; (2005). “Lá em casa mando eu!” a abordagem estrutural em comportamentos de oposição. Psiquiatria Clínica, 26, 20-33.

Relvas, A.P. (1996). O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Porto: Edições Afrontamento.

Relvas, A.P. & Alarcão, M. (coord.)(2003). Novas Formas de Família. Coimbra: Quarteto.

Walsh, F. &McGoldrick, M. (1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Porto Alegre: Artes Médicas.