Contextos Sociais de Desigualdades e Exclusão

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01006768
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Para prossecução dos objetivos da U.C., as diversas aulas procurarão combinar estratégias de ensino diferenciadas: Exposição dos conteúdos teórico-práticos por parte do docente com recurso a meios audiovisuais; Análise e debate em torno de livros/textos, documentos e reportagens/filmes seleccionados; formação de grupos de debate para apresentação e discussão em plenário dos diferentes tópicos da U.C.

Resultados de Aprendizagem

A U.C. de CSDE pretende contribuir para a análise/compreensão crítica dos fundamentos sociológicos e ideológicos de diferentes conceções de desigualdade; as fronteiras concetuais das noções de injustiça, desigualdade e diferença, bem como a relevância que possuem na retórica politico-social contemporânea; a diferenciação/complementaridade entre as noções de precariedade, vulnerabilidade, pobreza e exclusão; os pressupostos inerentes a diferentes abordagens de pobreza/exclusão e respetivos processos sociopolíticos de regulação; os fatores que concorrem, direta/indiretamente, para desigualdades múltiplas no acesso e usufruto de diferentes sistemas sociais; a multidimensionalidade da problemática da situação de sem abrigo como exemplificativa de processos excludentes. Tais referenciais constituem-se como elementos para a fundamentação de objetivos/processos de intervenção do Serviço S. como agente de promoção de Justiça Social e de supressão/minimização de desigualdades socioeconómica

Estágio(s)

Não

Programa

I. DESIGUALDADES E PRECARIZAÇÃO

-Conceptualização e teorias explicativas das desigualdades

-Vulnerabilidade, dinâmicas e factores actuais de precarização

-Desigualdade, injustiça e sofrimento social.

II. POBREZA E EXCLUSÃO (ÕES)

-Abordagens ideológicas e sociológicas da pobreza: leituras clássicas e inovadoras

-A retórica da exclusão: potencialidades e ambiguidades

-Contextos Sociais e Populações: Modos de Vida / processos de Intervenção.

III. CONTEXTOS SOCIAIS E VIVENCIAIS DE VULNERABILIDADE E EXCLUSÃO: O EXEMPLO DOS SEM-ABRIGO

-A situação de sem-abrigo: renovadas leituras

-Perspetivas contemporâneas sobre o percurso de emergência, manutenção e abandono da situação de sem-abrigo

-A multidimensionalidade dos fenómenos de desigualdade nas pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo

-Implicações múltiplas da(s) vivência(s) em situação de sem-abrigo na trajectória de vida das pessoas que a experienciam e daqueles que integram as suas redes de relações.

Docente(s) responsável(eis)

Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Recensão crítica de um texto selecionado: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Alekseeva, L. S. (2005). The homeless as objects of social discreditation. Sociological Research, 44(4), 6-21. 

Biswas-Diener, R. & Diener, E. (2006). The subjective well-being of the homeless, and lessons for happiness. Social Indicators Research, 76, 185-205.

Cingolani, P. (2005). La Précarité. Paris: PUF.

Clavel, G. (2004). A sociedade da exclusão. Compreendê-la para dela sair. Porto: Porto Editora.

Costa, B. da (coord.) (2008). Um Olhar sobre a Pobreza: Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Gradiva.

Fitoussi, J.P. & al. (1997). A nova era das desigualdades. Oeiras: Celta Editora.

Nogueira, S. M. & Ferreira, J. A. (2007). A realidade psicossocial dos sem-abrigo: breve contributo para a sua caracterização.Revista Portuguesa de Pedagogia, 41(3), 195-206.

Paugam, S. (2003). A Desqualificação Social. Porto: Porto Ed.

Sen, A. (2003). A pobreza como carência de potencialidades. In O Desenvolvimento como Liberdade (pp. 101–120). Lisboa: Gradiva.