Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02008788
Área Científica
Interdisciplinar
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências linguísticas: português e interpretação de textos em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico - serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint, visualização de pequenos vídeos, documentários.

Ensino Prático - Ensino interativo, participativo: discussão de estudos de caso e aplicação de conhecimentos utilizando por exemplo técnicas de role play ou elevator pitch; trabalho em grupo para realização de projeto.

Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias lecionadas e acompanhamento da elaboração do plano de negócio (projeto).

Participação de especialistas convidados em algumas das aulas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa: dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; ganhar e desenvolver capacidades de análise, de ideias, de métodos, de ferramentas e de práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, contabilidade, marketing ou informática; aplicar todos os conceitos envolvidos ao estruturar e elaborar um Plano de Negócios detalhado de uma empresa, de base tecnológica e/ou de prestação de serviços.

Competências Genéricas a desenvolver:

Competência em organização e planificação

Capacidade de decisão

Competência em entender a linguagem de outros especialistas

Iniciativa e espírito empreendedor

Capacidade negocial

Outras competências:

Competência em comunicação oral e escrita

Competência em gestão da informação

Criatividade

Ambição profissional

Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor

Técnicas Cognitivas: Criatividade

Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”; “Criar para Inovar”

Os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio

Proteção da Propriedade Intelectual

Critérios de Análise de Oportunidade de Negócio e Proposta de Valor

Aspetos Legais com a Criação de Empresas

Finanças Empresariais – Proveitos, Custos e Tesouraria

Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”

O Empreendedorismo em Portugal

Estrutura e elaboração de um Plano de Negócios

Negociação e Plano de Negócios

Apresentação e defesa do Plano de Negócios.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 5.0%
Projecto: 95.0%

Bibliografia

Bibliografia e webgrafia aconselhada ao longo das aulas.

Outra bibliografia de apoio:

Carvalho, L., & Costa, T. 2015. Empreendedorismo uma visão global e integradora. Edições Sílabo.

Dentinho, T.P., Dominguinhos, P., Luísa Margarida Cagica Carvalho, L.M.C. & e Rui Nuno Baleiras, R.N.  Empreendedorismo e desenvolvimento regional: Casos Práticos. Edições Sílabo.

Duarte, C., & Esperança, J.P. 2012. Empreendedorismo e planeamento financeiro. Edições Sílabo.

Gürel, E. & Tat, M. 2017) SWOT analysis: A theoretical review. Journal of International Social Research, 10(51), 994-1006.

Hiroshi, N.M. 2019. Elabore Seu Plano De Negócio E Faça A Diferença! (eBook) Editora Senac São Paulo

IAPMEI. 2016. Como Elaborar um Plano de Negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

IAPMEI. 2016. Como elaborar um plano de negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

IAPMEI. 2016. Guia prático do empreendedor2016. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Leiber, T., Stensaker, B., & Harvey, L.C. 2018. Bridging theory and practice of impact evaluation of quality management in higher education institutions: a SWOT analysis. European Journal of Higher Education, 8(3), 351-365.

Netto, A. V. (2006). Gestão das pequenas e médias empresas de base tecnológica. Minha Editora.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. 2014. Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.

Osterwalder, P. & Pigneur, Y. 2010. Criar modelos de negócio. 6ª ed. D. Quixote.

Sarkar, S. 2014. Empreendedorismo e inovação. Escolar Editora.