Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio
1
2020-2021
02008788
Interdisciplinar
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências linguísticas: português e interpretação de textos em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico - serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint, visualização de pequenos vídeos, documentários.
Ensino Prático - Ensino interativo, participativo: discussão de estudos de caso e aplicação de conhecimentos utilizando por exemplo técnicas de role play ou elevator pitch; trabalho em grupo para realização de projeto.
Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias lecionadas e acompanhamento da elaboração do plano de negócio (projeto).
Participação de especialistas convidados em algumas das aulas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa: dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; ganhar e desenvolver capacidades de análise, de ideias, de métodos, de ferramentas e de práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, contabilidade, marketing ou informática; aplicar todos os conceitos envolvidos ao estruturar e elaborar um Plano de Negócios detalhado de uma empresa, de base tecnológica e/ou de prestação de serviços.
Competências Genéricas a desenvolver:
Competência em organização e planificação
Capacidade de decisão
Competência em entender a linguagem de outros especialistas
Iniciativa e espírito empreendedor
Capacidade negocial
Outras competências:
Competência em comunicação oral e escrita
Competência em gestão da informação
Criatividade
Ambição profissional
Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor
Técnicas Cognitivas: Criatividade
Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”; “Criar para Inovar”
Os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio
Proteção da Propriedade Intelectual
Critérios de Análise de Oportunidade de Negócio e Proposta de Valor
Aspetos Legais com a Criação de Empresas
Finanças Empresariais – Proveitos, Custos e Tesouraria
Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”
O Empreendedorismo em Portugal
Estrutura e elaboração de um Plano de Negócios
Negociação e Plano de Negócios
Apresentação e defesa do Plano de Negócios.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 5.0%
Projecto: 95.0%
Bibliografia
Bibliografia e webgrafia aconselhada ao longo das aulas.
Outra bibliografia de apoio:
Carvalho, L., & Costa, T. 2015. Empreendedorismo uma visão global e integradora. Edições Sílabo.
Dentinho, T.P., Dominguinhos, P., Luísa Margarida Cagica Carvalho, L.M.C. & e Rui Nuno Baleiras, R.N. Empreendedorismo e desenvolvimento regional: Casos Práticos. Edições Sílabo.
Duarte, C., & Esperança, J.P. 2012. Empreendedorismo e planeamento financeiro. Edições Sílabo.
Gürel, E. & Tat, M. 2017) SWOT analysis: A theoretical review. Journal of International Social Research, 10(51), 994-1006.
Hiroshi, N.M. 2019. Elabore Seu Plano De Negócio E Faça A Diferença! (eBook) Editora Senac São Paulo
IAPMEI. 2016. Como Elaborar um Plano de Negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
IAPMEI. 2016. Como elaborar um plano de negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
IAPMEI. 2016. Guia prático do empreendedor2016. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
Leiber, T., Stensaker, B., & Harvey, L.C. 2018. Bridging theory and practice of impact evaluation of quality management in higher education institutions: a SWOT analysis. European Journal of Higher Education, 8(3), 351-365.
Netto, A. V. (2006). Gestão das pequenas e médias empresas de base tecnológica. Minha Editora.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. 2014. Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.
Osterwalder, P. & Pigneur, Y. 2010. Criar modelos de negócio. 6ª ed. D. Quixote.
Sarkar, S. 2014. Empreendedorismo e inovação. Escolar Editora.