Inglês

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01621602
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter competências de língua inglesa de nível B1(Council of Europe Language Level B1), equivalente ao “Preliminary English Test” da Universidade de Cambridge, e que consistem em:

compreender os principais assuntos abordados no trabalho, escola, lazer, etc; lidar com a maioria das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua inglesa é falada; produzir textos simples bem articulados sobre temas que lhe são familiares ou de interesse pessoal; e descrever experiências e acontecimentos, sonhos, esperanças e ambições e saber explicar resumidamente as suas opiniões e planos.

Métodos de Ensino

Aval. contínua ou mista, até 3 valores para a participação na aula e exercícios realizados em casa, ou exame final.

  1. exercícios de vocabulário/leitura e discussão
  2. áreas problemáticas em Inglês
  3. os estudantes aprenderão a fazer investigação social 'na rua'
  4. todos os exercícios de compreensão oral são seguidos de discussão e análise de transcrições
  5. os estudantes são incentivados a melhorar as competências de gramática inglesa e escrita académica com livros recomendados
  6. a aprendizagem de vocabulário e expressões levam a uma melhoria a longo prazo na compreensão e produção da língua

 

Resultados de Aprendizagem

  1. melhorar as capacidades de leitura, compreensão e expressão oral, e da escrita para um nível acima do nível atual de cada aluno; por exemplo, estudantes com uma capacidade de leitura' B1' deverão atingir o nível B2 correspondente antes da avaliação por exame
  2. garantir a compreensão plena de todos os símbolos e explicações que surgem num ‘Advanced Learner’s Dictionary’
  3. aumentar o vocabulário de cada aluno, incluindo o necessário para discutir informações estatísticas representadas graficamente, apropriado a uma apresentação formal
  4. introduzir métodos para o auto-aperfeiçoamento das capacidades de leitura, gramática e escrita académica
  5. incentivar a análise oral objetiva de temas que surjam nos meios de comunicação internacionais
  6. promover o hábito de auto-aprendizagem
  7. desenvolver o conhecimento da língua de forma a ser uma ferramenta valiosa para estudar e trabalhar em Economia

Estágio(s)

Não

Programa

Os tipos de atividades são: expressão oral, compreensão oral, leitura, escrita e desenvolvimento vocabular.

Exercícios de leitura, vocabulário e expressões relacionados com Economia e Inglês de negócios, que incluem:Economia mundial;Comércio internacional; Cartas comerciais; Comércio justo/livre; Nºs, preços, datas, frações e percentagens

  1. Compreensão oral/conversação/leitura/escrita/exercícios de vocabulário, incluindo: As notícias internacionais e notícias de negócios da BBC;Timor Leste 1 ano após a independência; O comércio internacional do café;notícias da BBC a partir de vários pontos do mundo
  2. Utilização eficiente de Advanced Learner’s Dictionary:diferentes tipos de palavra; símbolos fonéticos;verbos frasais;expressões idiomáticas;verbos transitivos e intransitivos;substantivos contáveis e não contáveis;Inglês americano e britânico
  3. Técnicas visando a independência de dicionário:Falsos cognatos;Prefixos e sufixos;Marcadores de discurso;Verbos modais

Docente(s) responsável(eis)

Rodney George Peach

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação feita por exame com majoração até 3 valores pela participação na aula ou avaliação contínua : 100.0%

Bibliografia

An advanced learner's dictionary such as: MACMILLAN English Dictionary for Advanced Learners. Oxford : Macmillan Education, latest edition.

MURPHY, Raymond - English Grammar in Use, a self-study reference and practice book for intermediate students with answers. Cambridge: Cambridge University Press, latest edition.

MURPHY, Raymond - Essential Grammar in Use, a self-study reference and practice book for elementary students of English with answers. Cambridge: Cambridge University Press, latest edition.

ROBBINS, Sue - Collins COBUILD Business Vocabulary in Practice. Glasgow: Harper Collins Publishers, latest edition.

Academic Writing for International Students by Stephen Bailey - Routledge 3rd Edition, which has answers and guidance given on the Internet.

Essential, general reading practice from printed versions of: Newsweek, Time, The Economist, The Times, The Financial Times, The Daily Telegraph, The Independent, The Guardian and/or their corresponding websites.