Criação de Empresas e Bioempreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02008384
Área Científica
Empreendedorismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual,cada aluno frequenta a disciplina,participando e apreendendo os aspectos técnicos e partilha de experiências ministrados pelo docente ou por especialistas convidados.Ao nível de grupo, os alunos propõem,analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado.Finalmente, ao nível da disciplina,todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos    

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de CEB foi concebida para proporcionar aos estudantes uma visão global do processo de criação de empresas, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre as suas funções principais. Para esse efeito, a disciplinas é perspectivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objectivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respectivo docente.

Como resultado do processo de aprendizagem, os alunos deverão adquirir competências na área da análise estratégia de novas oportunidades de negócio, sua avaliação sistemática e tomada de decisão de investimento, bem como no domínio do desenvovimento de novos produtos e da gestão de recursos humanos.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Empreendedorismo. Introdução. análise esratégia de novos negócio.

2 - Análise de Projectos de Investimento. Enquadramento.  Análise de um investimento através do VAL, ROI, PR e da TIR.

3 - Gestão de Recursos Humanos. Âmbito da função recursos humanos. Análise do comportamento individual e de grupos. Comportamento e alinhamento organizacional.Gestão do tempo. Estilos de liderança. Gestão de carreira.

4 - Desenvolvimento de Novos Produtos. Desafios no desenvolvimento de novos produtos e vantagens de processos de desenvolvimento sistemáticos. Estratégias de inovação básicas. Abordagens, métodos e ferramentas de projecto de produto. Casos de estudo. Exemplos de aplicação.     

Docente(s) responsável(eis)

Marco Paulo Seabra dos Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Empreendedorismo:

• Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor.

• Roberts, E., Entrepreneurs in High Technology, Oxford Univ. Press (1991).


Análise de Projectos de Investimento

•  Marques, A., Concepção e Análise de Projectos de Investimento, Sílabo, 3ª ed. (2006).

•  Brealey, R. e S. Myers, Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill (1992).


Análise do Posicionamento Estratégico de Novos Negócios

• Wheelen, T.L.; Hunger, J.D., Strategic Managementand Business Policy, Pearson Education (2008).

• Santos, A.J.R., Gestão Estratégica, Escolar Editora (2008).

Gestão de Recursos Humanos

• Câmara, P., P. Guerra e J. Rodrigues, Humanator, Dom Quixote (1997).

• Covey, S., The 7 Habits of Highly Effective People, Simon&Schuster (1990).

• Robbins, S., Organizational Behavior, 6ª ed., Prentice Hall (1993).