Criação de Empresas e Bioempreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02008384
Área Científica
Empreendedorismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a disciplina, participando e apreendendo os aspectos técnicos e partilha de experiências ministrados pelo docente ou por especialistas convidados. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado. Finalmente, ao nível da disciplina, todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de CEB foi concebida para proporcionar aos estudantes uma visão global do processo de criação de empresas, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes para as mesmas e adquirir conhecimentos específicos sobre as suas funções principais. Para esse efeito, a disciplinas é perspectivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objectivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respectivo docente.

Como resultado do processo de aprendizagem, os alunos deverão adquirir competências na área da análise estratégia de novas oportunidades de negócio, sua avaliação sistemática e tomada de decisão de investimento, bem como no domínio do desenvolvimento de novos produtos e da gestão de recursos humanos.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Empreendedorismo. Introdução. Elementos chave para ideias com sucesso. Ameaças nas várias fazes da implementação da ideia. Análise estratégia de novos negócios. Propriedade industrial e intelectual.

2 – Desenvolvimento de Novos Produtos. Desafios no desenvolvimento de novos produtos e vantagens de processos de desenvolvimento sistemáticos. Estratégias de inovação básicas. Abordagens, métodos e ferramentas de projecto de produto. Casos de estudo. Exemplos de aplicação.     

3 - Análise de Projectos de Investimento. Enquadramento. Cálculo de fluxos monetários. Análise de um investimento através do VAL, ROI, PR e da TIR. Análise de risco e incerteza.

4 - Gestão de Recursos Humanos. Âmbito da função recursos humanos. Análise do comportamento individual e de grupos. Comportamento e alinhamento organizacional.Gestão do tempo. Estilos de liderança. Gestão de carreira.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Nunes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Empreendedorismo
• Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor.
• Roberts, E., Entrepreneurs in High Technology, Oxford Univ. Press (1991).

Análise de Projectos de Investimento
• Marques, A., Concepção e Análise de Projectos de Investimento, Sílabo, 3ª ed. (2006).
• Brealey, R. e S. Myers, Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill (1992).

Análise do Posicionamento Estratégico de Novos Negócios
• Wheelen, T.L.; Hunger, J.D., Strategic Managementand Business Policy, Pearson Education (2008).
• Santos, A.J.R., Gestão Estratégica, Escolar Editora (2008).

Gestão de Recursos Humanos
• Câmara, P., P. Guerra e J. Rodrigues, Humanator, Dom Quixote (1997).
• Covey, S., The 7 Habits of Highly Effective People, Simon&Schuster (1990).
• Robbins, S., Organizational Behavior, 6ª ed., Prentice Hall (1993).