Novas Perspetivas em História Medieval

Ano
1
Ano lectivo
2026-2027
Código
03023693
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os estudantes, no âmbito de uma avaliação contínua, debaterão os caminhos, percorridos e a percorrer, das temáticas propostas: em exposições orais, leitura e comentário de fontes históricas, notas de leitura de obras, e elaboração de trabalhos de síntese e investigação. Quando possível, convidar-se-ão outros investigadores para partilha de problemáticas e resultados das suas investigações.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão ficar aptos a conhecer o estado da arte das temáticas propostas, a dominar as conceptualizações e metodologias mais avançadas e a saber pesquisar, presencial ou informaticamente, as fontes mais adequadas nas bibliotecas e arquivos, com vista à elaboração do seu trabalho histórico de síntese e investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes da área de História Medieval desenvolveram uma ampla produção científica e detêm uma experiência de orientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento nos campos da História Política e dos Poderes, da História Económica e Social, da História das Instituições, da História Religiosa e da História da Cultura. Têm igualmente, em balanços historiográficos, sopesado os caminhos percorridos e a percorrer nas diversas temáticas, sendo conhecedores e encontrando-se abertos aos novos percursos da investigação, em conformidade com as conceptualizações e metodologias atuais e em articulação com os reptos lançados às humanidades pela agenda 2020 com vista à dinamização de mudanças “societais” inovadoras e sustentáveis:

1. Construção dos reinos no âmbito da Cristandade

2. Sociedade e dinamismos de inclusão e exclusão

3. Paisagens rurais e urbanas

4. Mentalidades e sensibilidades religiosas

5. Culturas escritas e memória. 

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação
Recensões críticas e notas de leitura de obras e artigos: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Boisselier, S. (ed.) (2012). La construction administrative d'un royaume. Lisboa: UCP

Coelho, M. H. (2013). O Município de Coimbra. Monumentos Fundacionais. Coimbra: CMC-IUC

Fiolhais, C. et al. (Coord.), História Global de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2020

História da Vida Privada em Portugal, (2010). José Mattoso et al. (dir.), Lisboa: Círculo de Leitores.

História Religiosa de Portugal, 3 vols. (2000). C. M. Azevedo (ed.). Lisboa: Círculo de Leitores

Historiography (The) of Medieval Portugal c. 1950-2010 (2011), J. Mattoso et al.(dir.). Lisboa: IEM.

Paisagens Rurais e Urbanas, 3 vols (2005-2007), Lisboa, Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa.

Pizarro, J. A. (Dir.) (2007-2024), Portugaliae Monumenta Historica, Lisboa, Academia das Ciências.

Rosa, M. L. (2017), Fazer e pensar a História Medieval Hoje, Coimbra, IUC..

Veneziani, E. (Coord.) (2023), Relações entre o Papado e a Península Ibérica (Séculos XI-XIII), Lusitania Sacra, 48.