Marketing

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02008036
Área Científica
Economia e Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Avaliação

Exame 50%;

Trabalhos de grupo 50%.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Esta UC assume-se como uma cadeira introdutória ao Marketing centrada nos seus aspetos operacionais. O conceito de marketing é debatido nas suas diversas vertentes. O ambiente de marketing e os diversos mercados de atuação são apresentados bem como as suas implicações nas opções das empresas. Dar-se-á ênfase ao comportamento dos consumidores e à abordagem dos mercados e as variáveis do Marketing Mix serão estudadas bem como a sua contribuição para a satisfação dos consumidores e para o posicionamento de marketing da empresa.

Competências: Espera-se que os alunos entendam as atribuições básicas de um departamento de marketing numa lógica funcional. Espera-se que reorientem a sua perspetiva da atividade empresarial centrada agora na perspetiva do cliente e que entendam as diversas áreas funcionais numa lógica integradora que converge na criação de valor e no reforço da competitividade. Os alunos devem adquirir conhecimentos que lhes permitam elaborar um plano de marketing.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao Marketing e ao processo de Marketing

1.1. O conceito de Marketing

1.2. A evolução do conceito de Marketing

1.3. Planeamento estratégico e o Processo de Marketing

1.4. A envolvente externa e a Pesquisa de Marketing

2. Desenvolvimento de oportunidades e Estratégias de Marketing

2.1 Pesquisa e Sistemas de Informação de Marketing

2.2 Comportamentos de Compra

2.3 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado

3. Desenvolvimento do Marketing Mix

3.1 Estratégias de Produtos e Serviços

3.2 Estratégias de Preços

3.3 Estratégias de Distribuição

3.4 Estratégias de Comunicação

4. Gestão do Marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Cristela Maia Bairrada

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Lindon, D., Lendrevie, J., Levy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J., MERCATOR XXI,  Publicações D. Quixote

 

Kotler, P., MARKETING MANAGEMENT, Prentice Hall

 

Kotler, P., Kartajaya, H., Setiwan, I., MARKETING 3.0, Actual Editora