Seminário de Investigação
1
2025-2026
03023210
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Cada candidata/o ao Doutoramento realiza, com autonomia, atividades previamente definidas, num processo acompanhado de perto pela Coordenação do Curso. As/os candidatas/os são incentivadas/os a planear a sua trajetória no âmbito do Seminário ainda durante o primeiro semestre, para que as atividades previstas possam ser realizadas desde o momento em que o segundo semestre se inicia. Para apoiar a sua prossecução, contam com a orientação da equipa de orientação do Projeto de Tese e, sempre que se justifique, de elementos dos centros parceiros em cujas atividades participem. Validado e monitorizado regularmente pela Coordenação do Curso, o plano de atividades individual servirá de base para a avaliação do Seminário.
Resultados de Aprendizagem
1. Fomentar a capacidade de análise crítica e proativa dos fenómenos comunicacionais contemporâneos e de mobilização dos conhecimentos teóricos e metodológicos apropriados para os investigar.
2. Fortalecer a autonomia das/os candidatas/os a Doutoramento, incentivando a produção de investigação que contribua significativamente para o avanço do conhecimento e com potencial de publicação em revistas científicas com impacto.
3. Permitir a sua participação em rotinas de investigação, em estreita articulação com os dois Centros de Investigação da Universidade de Coimbra em que o corpo docente está integrado (Centro de Estudos Interdisciplinares e o Centro de Estudos Sociais).
4. Promover a sua integração em redes de investigação nacionais e internacionais.
5. Desenvolver competências para comunicar de forma eficaz os resultados da investigação produzida, junto da comunidade académica e da sociedade em geral.
Estágio(s)
NãoPrograma
O Seminário prevê a realização de um conjunto de atividades formativas e de investigação, que serão adaptadas ao perfil de cada candidata/o ao Doutoramento. Essas atividades incluem a preparação e a submissão de trabalhos para apresentação em congressos nacionais e internacionais e de textos para publicação em revistas e outras publicações científicas, a frequência de seminários, escolas, workshops e outros encontros de natureza científica, a organização de eventos científicos e de iniciativas de transferência do conhecimento, a participação em redes de investigação, a integração em eventos dos Centros de investigação parceiros e em projetos científicos em curso. Cada candidata/o ao Doutoramento iniciará o semestre com um plano de atividades definido por si, pela equipa de orientação do seu Projeto de Tese e, sempre que se justifique, por um elemento de um dos centros parceiros. O plano de atividades será validado e o seu cumprimento monitorizado pela Coordenação do Curso.
Docente(s) responsável(eis)
Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
Babbie, E. (2016). The Practice of Social Research. Cengage Learning.
Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2017). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. Sage Publications.
Day, M., & Paynter, R. A. (2017). Research Ethics in the Digital Age: Ethics for the Social Sciences and Humanities in the Times of
Mediatization and Digitization. Springer.
Jensen K. B. (Ed.). (2021). A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies. Routledge.
Morin, E. (1999). On Complexity. Hampton Press.
van Atteveldt, V., & Tai-Quan, P. (2021). Computational Methods for Communication Science. Routledge.