Curso de Formação de Inglês do Quotidiano, nível Avançado III

Objetivos do Curso

O curso foi concebido para os(as) estudantes que completaram, com aproveitamento, os dois semestres de Inglês Avançado (I e II), ou candidatos(as) com um resultado do Teste de Aferição correspondente a este nível, que pretendam consolidar as suas competências linguísticas ao nível C1 do CEFR para chegar ao nível C2. Com base na abordagem comunicativa, o curso destaca-se pela sua forte componente de vocabulário e de integração de competências de pensamento crítico em atividades onde os(as) estudantes terão de analisar, de forma crítica, textos escritos ou gravados. O modelo de aprendizagem adotado (student-based learning) inclui vários momentos de prática de oralidade (debates, apresentações, etc.) e o desenvolvimento de projetos, o que implica um compromisso reforçado, por parte dos(as) estudantes, em termos de presença e participação nas aulas e a entrega de trabalhos. Embora exista neste curso a possibilidade de praticar as competências linguísticas que se encontram em determinados exames de inglês internacionalmente reconhecidos, com exercícios que refletem o formato dos mesmos, o curso não tem como objetivo a preparação deste tipo de exames. Da mesma forma, embora não se trate de um curso de Inglês para Fins Académicos, o curso poderá incluir atividades que reflitam este contexto.

Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos(as) com idade igual ou superior a 16 anos. Realização prévia do teste de aferição de conhecimentos de Inglês. Ficam dispensados(as) do teste, os(as) candidatos(as) que, nos dois anos que antecedem o período da candidatura, o tenham já realizado e tenham obtido o nível avançado ou tenham obtido aprovação no Curso de Formação de Inglês do Quotidiano, nível Avançado II.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Regras de Avaliação

Escala de 0 a 20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso foi concebido para ajudar os estudantes a trabalhar no sentido de desenvolverem competências linguísticas compatíveis com o nível C1 do CEFR, que incluem: Compreensão dos discursos extensos, mesmo que não estejam claramente estruturados e os relacionamentos não sejam sinalizadas de forma explícita; Compreensão de textos factuais e literários longos e complexos, sendo capaz de apreciar as diferenças de estilo e compreender artigos especializados e instruções técnicas, mesmo quando não sejam relacionados com áreas que sejam familiares; Expressar-se fluente e espontaneamente, usando uma linguagem flexível e eficaz para fins sociais e profissionais, formular de ideias e opiniões com precisão; Apresentar oralmente descrições claras e pormenorizadas sobre temas complexos, que integrem subtemas, desenvolvendo aspetos particulares e chegando a uma conclusão apropriada; Ao escrever, produzir textos claros, bem estruturados, desenvolvendo pontos de vista com alguma extensão, escrever sobre assuntos complexos numa carta, num ensaio ou num relatório usando um estilo apropriado.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Inglês do Quotidiano, nível Avançado III

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura