Curso de Formação – Abordagens Interdisciplinares para a Docência

Objetivos do Curso

O Curso de Formação – Abordagens Interdisciplinares para a Docência – tem como objetivo a Formação para Professores. Pretende-se com o curso de formação envolver cada vez mais Faculdades e pessoas da Academia, promovendo a partilha do conhecimento científico produzido com elevada qualidade, de modo a influenciar positivamente os modos de aprender e de ensinar, envolvendo toda a comunidade escolar nacional, responsável também pela formação das gerações futuras; contribuir para a formação contínua de professores/educadores, muitos dos quais, antigos estudantes da UC, no âmbito da sua função, enquanto instituição de ensino e de investigação; demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis do ensino, fomentando uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e conteúdos programáticos.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem inscrever-se no curso de formação professores, educadores e professores-estagiários do ensino básico, secundário, universitário e pré-escolar de todas as áreas e níveis de ensino. A seriação dos candidatos é efetuada tendo por base os seguintes critérios: a) desempenho de funções/pertença ao quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada; b) desempenho de funções em Instituição de Ensino Particular e Cooperativo. Serão aceites candidaturas de pessoal não docente, dependendo a sua aceitação do número de vagas existentes após seriação dos candidatos docentes.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 1 a 4,9 valores – Insuficiente, 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

A conclusão do curso deverá capacitar os formandos para: desenvolver propostas de trabalho interdisciplinar, nas quais se inserem conteúdos de diferentes áreas do saber, associando-os ao quotidiano dos/as aluno/as; desenvolver formas de trabalho diversificadas e atividades de observação, que promovam o questionamento da realidade e a integração de saberes; organizar o ensino, prevendo a autonomia crítica na utilização de fontes de informação disponíveis.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Abordagens Interdisciplinares para a Docência

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 12 HORAS

Créditos ECTS: 0.5


Candidaturas

Avisos de Abertura