Curso de Formação em Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: novas abordagens didáticas

Objetivos do Curso

Tem como principal objetivo enriquecer e complementar a formação docente através da abordagem de tópicos e metodologias pedagógicas que, embora referenciados em documentos orientadores nacionais e internacionais, tais como Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017), Aprendizagens Essenciais (ME, 2018), Global Framework of Reference on Digital Literacy Skills (UNESCO, 2018), Recommendation of the Council on Children in the Digital Environment (OCDE, 2021) ou Foundational Teaching Skills (World Bank, 2021), são ainda pouco explorados em contexto de formação de professores. Pretende-se, assim, dotar futuros docentes e os que se encontram no exercício da profissão de novas competências, conhecimentos e ferramentas que lhes permitam não apenas cumprir as orientações curriculares, mas também ir ao encontro das necessidades dos alunos e dos desafios da escola do século XXI.

Condições de Acesso e Ingresso

Professores (formação contínua) e futuros professores (formação inicial).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Escala de 0 a 20.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de utilizar as plataformas e os programas abordados, bem como as obras e as metodologias trabalhadas, integrando-os criticamente nas suas práticas letivas.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: novas abordagens didáticas

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 27 HORAS

Créditos ECTS: 1.0


Candidaturas

Avisos de Abertura