Curso de Formação - Acertar o Rumo - Programação em Java

Objetivos do Curso

O curso Acertar o Rumo está centrado no desenvolvimento de competências técnicas de programação em Java e engloba uma formação teórica de base e uma componente prática intensiva em técnicas de programação, ambas complementadas por um projeto final. As u.c. de Introdução à Programação e Programação Avançada em Java fornecem o conhecimento necessário para o desenvolvimento de aplicações com alguma complexidade através da linguagem Java e com recurso a tecnologias de programação atualizadas. As u.c. de Sistemas Operativos, Bases de Dados e Redes de Comunicação e Tecnologias da Internet fornecem uma formação complementar à programação. A u.c. Projeto permite a aplicação dos conceitos de programação introduzidos nas u.c. anteriores num contexto de uma aplicação prática. A u.c. Estágio permite um desenvolvimento alargado em contexto real dos conceitos aprendidos nas u.c. anteriores.

Condições de Acesso e Ingresso

Os titulares do grau de licenciado ou equivalente em áreas de Engenharia e da Ciências Exatas e Naturais; Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas na alínea anterior pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática; Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando a capacidade para realização deste curso pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Classificação final de 0 a 20, calculada com base na média ponderada aos ECTS das classificações obtidas nas u.c.. Com exceção do Projeto e do Estágio, todas as u.c., podem ser avaliadas com base em avaliação contínua e/ou prova(s). A classificação nas u.c. Projeto e Estágio é obtida com base na qualidade do trabalho desenvolvido, num relatório final e numa apresentação. O mínimo para aprovação em cada componente é 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso centra-se no desenvolvimento de competências técnicas de programação. No final deste curso, o estudante será capaz de implementar uma aplicação computacional num contexto de um sistema de informação, com base num determinado conjunto de especificações bem definidas. Como competências genéricas realçam-se as seguintes: capacidade de análise, síntese; organização e planificação; resolução de problemas; trabalho em grupo; aprendizagem autónoma; adaptabilidade a novas situações; criatividade; preocupação com a qualidade e com o desenvolvimento sustentado.

Coordenador(es) do Curso

Maria José Patrício Marcelino
zemar@dei.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Programação em Java

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Código DGES: E021

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 130.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos