Curso de Especialização em Gestão e Economia da Saúde

Objetivos do Curso

O aumento crescente das despesas em saúde, a evolução da tecnologia ao serviço da medicina, o envelhecimento da população e as recentes reformas do sistema português de saúde têm vindo a criar a necessidade de novas competências nos vários profissionais de saúde e nos analistas e investigadores na área da administração da saúde. É neste contexto que esta pós-graduação se insere, apresentando-se como um elemento de formação de excelência.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado; Em casos devidamente justificados, podem aceder ao Curso os candidatos que apresentem um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste Curso e que, como tal, seja reconhecido pelo Conselho Científico da FEUC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

A avaliação final de cada unidade curricular é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores. A classificação final do curso é obtida pela média aritmética ponderada (arredondada às unidades) das unidades curriculares obrigatórias e opcionais, sendo o fator de ponderação o número de ECTS. A classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificação. À classificação final do curso é associada uma menção qualitativa, expressa em termos de 10 a 13 - Suficiente, 14 e 15 - Bom, 16 e 17 - Muito Bom e 18 a 20 – Excelente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este Curso de especialização foi organizado para que os estudantes tenham a oportunidade de:
- Aprofundar as suas competências em gestão dos serviços de saúde;
- Analisar assuntos importantes de política de saúde através da aplicação de princípios económicos;
- Dominar os indicadores de gestão e de resultados em saúde.

Coordenador(es) do Curso

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira
pedrof@fe.uc.pt

Víctor Manuel dos Reis Raposo
vraposo@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

É possível o reconhecimento da aprendizagem prévia de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, de 7 de agosto.

Plano de Estudos

Gestão e Economia da Saúde

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura