Curso de Formação - Revisão Sistemática da Literatura

Objetivos do Curso

Os objetivos deste curso centram-se em aprofundar as questões metodológicas associadas à elaboração de uma revisão sistemática, incluindo: (1) a definição da questão de investigação; (2) a identificação, avaliação e extração dos resultados dos estudos a serem incluídos na revisão; (3) a avaliação a qualidade da revisão sistemática.

Condições de Acesso e Ingresso

- Licenciatura ou frequência do ensino superior.
- Conhecimentos de Inglês ao nível B1 na competência de compreensão escrita (para leitura de bibliografia e de resultados do software utilizado) [Cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas].

Para efeitos de avaliação e seriação de candidaturas será realizada uma avaliação curricular.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Média ponderada das classificações obtidas nas diversas atividades do curso. A classificação final será apresentada numa escala de 0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os estudantes: (1) dominem os diferentes tipos de revisão da literatura existentes; (2) sejam capazes de formular uma questão de investigação que permita o desenvolvimento de uma revisão sistemática; (3) conheçam diferentes bases de dados eletrónicas para realização das pesquisas; (4) dominem a utilização dos operadores boleanos e caracteres curinga para definição da estratégia de pesquisa; (5) sejam capazes de utilizar um gestor de referências bibliográficas; (6) conheçam diferentes escalas de avaliação da qualidade dos artigos (incluindo de revisões sistemáticas); (7) dominem diferentes estratégias de síntese dos resultados; (8) apliquem as normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas; (9) elaborem e executem um protocolo de revisão sistemática.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Revisão Sistemática da Literatura

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos