Curso de Especialização Avançada- Narrativas, Bioética, e Integridade  na Investigação Científica

Objetivos do Curso

Com este curso pretende-se que os alunos adquiram e consolidem noções de bioética aplicada a integridade na investigação científica, relevantes para atividade na área das ciências da naturais e da saúde. Pretende-se ainda introduzir a narrativa como ferramenta de humanização, reflexão e análise, que permita avaliar, mediante a utilização de exemplos, quer a ação de investigadores, quer a sua relação com pares, alunos ou sujeitos envolvidos num trabalho ou estudo (como doentes, cuidadores ou habitantes).

Condições de Acesso e Ingresso

Público Alvo: Docentes, Investigadoras/Investigadores (possuindo ou não o grau de Doutora/Doutor) ou Alunas/Alunos de 2º e 3º ciclo, com pelo menos uma exposição básica a atividades de investigação científica avançada (processos, metodologias), de qualquer área de atividade com interesse pelo tema. Serão solicitados como elementos de suporte: um Curriculum Vitae sumário, uma Carta de Motivação dirigida especificamente a esta formação, e contactos de duas referências.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A Classificação será na escala de 0-20, resultando a nota de vários trabalhos realizados.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso os alunos deverão ter noções sólidas de aspetos relevantes relacionados com ética e integridade científica, incluindo legislação apropriada em vigor. Deverão sobretudo ser capazes de, utilizando casos reais, identificar corretamente situações problemáticas do ponto de vista bioético de integridade científica em contextos reais de investigação (conflitos de interesse, más práticas), quer tenham a ver com a relação entre pares, entre alunos e supervisores, entre investigadores e sujeitos que participam num estudo (doentes, cuidadores), ou entre investigadores e a população em geral. Deverão também reconhecer diferentes fatores que podem influenciar atitudes neste contexto, incluindo o modo de lidar corretamente com a incerteza, e adquirir competência para criar e analisar narrativas relevantes neste contexto que ajudem a concretizar estes diferentes aspetos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Avançada- Narrativas, Bioética, e Integridade na Investigação Científica

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos