Curso de Formação de Língua e Cultura Japonesas V

Objetivos do Curso

Objetivos do curso: Aumentar capacidade da comunicação usando expressões básicas na vivência social e familiar assim como local de trabalho e estudo, locais públicos e nos eventos sociais. De acordo com Quadro Europeu Comum de Referência, os/as estudantes são agentes sociais (social agent), ter conhecimento para respeitar o conceito de plurilinguismo na vivência no Japão actual.

Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos/as com idade igual ou superior a 16 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Japonês

Regras de Avaliação

0-20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os/as estudantes aprenderão a lidar com situações da vida quotidiana, trocar informações e ideias com jovens e adultos, comunicar aos outros pensamentos e sentimentos, e adquirir um conhecimento mais vasto e mais profundo sobre o modo de vida no Japão e a mentalidade dos japoneses.
Terão capacidade de trocar informações relacionadas com assuntos pessoais, descrever outros com os seus aspectos, dizendo a indumentária e características físicas, fazer pedido no restaurante e falar sobre pratos, explicar como comer determinados pratos e dizer características da gastronomia da sua região, planear e realizar viagens, inscrever-se como voluntário num evento e realizar tarefas, participar nos eventos, falar sobre o Natal, passagem do ano e outros festivais sazonais.
Os/as estudantes irão aprender mais caracteres de Kanji, escrever em combinação de Kanji, Hiragana e Katakana e suas regras, e saber distinguir a linguagem oral e escrita. Poderão ler e interpretar as informações em sites, ler o menu no restaurante; composição, postal, blog e emaisl, escrita com um vocabulário mais alargado.
Irão aprofundar as partículas gramaticais, verbos e suas formas de conjugação, verbo (potencial/possibilidade), verbo condicional, modificador de nomes (noun-modifier) no presente/passado e formal/informal, advérbios, causa, enfase, conselho e proibição.
Cultura Japonesa: continuação da Língua e Cultura Japonesas IV. Com base no manual Marugoto, jornais, revistas, filmes e documentários, analisamos a cultura tradicional japonesa comparando-a com as tendências atuais das gerações mais jovens e os problemas da atualidade, e falamos da indumentária, de diferentes maneiras de preparar/servir pratos no restaurante, de natureza, voluntariado, férias, dias especiais como ano novo no Japão e como passar esses dias.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Língua e Cultura Japonesas V

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura